Notícias

Speedy: O que causou a pane na conexão?

Quem utiliza o serviço de banda larga Speedy, da Telefônica, muito provavelmente notou as instabilidades e queda de conexão desde a noite desta segunda-feira, dia 6 de abril. Até hojem ninguém, nem a própria Telefônica, entendeu direito o que realmente aconteceu: primeiro a empresa nega quaisquer problemas e noutro dia, diz que as instabilidades foram devido a ataques de negação de serviço (Denial of Service).

Rede

Segundo a Telefônica, os ataques de negação foram aos servidores de DNS da Telefônica. Esses servidores são responsáveis por transformar o endereço que você digita (por exemplo, www.guiadopc.com.br) em número de IP (200.98.197.17, no nosso caso). Eles existem porque, obviamente, é mais fácil decorar endereços www do que grupos de números. Além disso, teríamos também o problema de que, se um site trocasse de servidor, de um país para outro, o número IP seria alterado, o que aconteceu no Guia do PC recentemente.

O ataque consiste basicamente em gerar um número elevado de requisições (tarefas) para o servidor para fazê-lo travar ou ficar lento. Assim, fica impossível requisições legítimas competirem com requisições maliciosas. Esse tipo de ataque é relativamente difícil de controlar, principalmente se ele for distribuído (feito por várias máquinas zumbis), mas considerando que a Telefônica tenha milhões de assinantes, cobre caro pelos seus serviços e, obviamente, deva ter uma infraestrutura pronta para esses ataques, deixar um serviço durante dias instável é praticamente um crime.

Recentemente, a Telefônica também pediu uma punição para quem está por trás desses ataques por meio das “autoridades constituintes”. A empresa diz que lamenta o transtorno causado aos seus clientes e está trabalhando para normalizar a operação da rede.

Para quem está tendo problemas, a recomendação do Guia é trocar seus servidores de DNS para o OpenDNS, um serviço internacional que possui até filtro de phising. Os IPs são 208.67.222.222 e 208.67.220.220 e um manual de troca de DNS para o OpenDNS pode ser encontrado aqui.

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!