Notícias

Internet Explorer 8: Os fatos!

Que cada empresa tem o direito de vender o seu peixe da maneira como achar correta, nós sabemos. E que a melhor maneira de fazê-lo é comparando com os concorrentes, também não há dúvidas. E parece que a Microsoft confia bastante em seu produto, a ponto de começar uma campanha que pode não ser muito favorável ao seu navegador.

Internet Explorer 8

O objetivo da campanha é claro: dar ao usuário razões suficientes para usar o Internet Explorer 8, em comparação direta com seus concorrentes, o Firefox e o Chrome. Ao que tudo indica, o Safari e o Opera não são uma preocupação. Por isso do slogan Get the Facts, algo como Veja os Fatos. Até aqui, tudo normal, nada de errado em tentar provar que seu produto é o melhor, mas, vejamos os tais fatos que a Microsoft nos dá no site do IE8.

internet explorer 8 - fatos

Esta tabelinha vem provocando reações diversas entre aqueles que entendem do assunto, afinal de contas, o Internet Explorer sempre foi notório por sua falta de segurança, performance duvidosa, dificuldade de personalização, ser extremamente instável e de não seguir os padrões da Web. Há quem afirme que tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, ou seja, no IE8 nada mudou. Para a Microsoft, entretanto, as coisas não são bem assim.

Além desta comparação, são apresentadas oito características que tornam o navegador fantástico:

  1. Está mais rápido do que nunca;
  2. Está mais fácil do que nunca;
  3. Está mais seguro do que nunca;
  4. Fique atento às coisas que realmente lhe interessam com a função Web Slices;
  5. Veja qualquer site sem dificuldades;
  6. Recupere-se de crashes rapidamente;
  7. Navegue com maior privacidade;
  8. Torne-o único!

Confesso que alguns ítens desta lista me intrigam. Concordo com os três primeiros, desde que se compare, unicamente, com as versões antigas do navegador. Aí sim, são fatos indiscutíveis. E para completar, há os Mythbustings, Detonadores de Mitos, onde são listadas quatro das más qualidades atribuídas ao Internet Explorer 8 que são, para a Microsoft, mitos, todas bem explicadas ao público leigo.

  1. O Internet Explorer é muito lento em relação ao Firefox e o Chrome;
  2. O IE8 não é tão seguro como o Firefox;
  3. O Firefox é mais rico e mais personalizável do que o IE 8;
  4. O Internet Explorer 8 não sabe brincar com os padrões da Web.

Estes mitos não precisam ser explicados, pois qualquer usuário curioso pode comprová-los. Porém, o número 3 merece destaque. Quer dizer que, para a Microsoft, o Internet Explorer 8 pode ser considerado tão rico e personalizável como o Firefox só porque tem mais de 1.700 Add-ons?

Antes que eu me esqueça, já existe uma resposta extra-oficial:

ie8 fatos - tabela atualizada

Esta é a tabela atualizada, mostrando com o Internet Explorer 8 está realmente tomando a frente da competição. Esta tabela foi encontrada no Blog do André Noel.

Fonte: Microsoft Internet Explorer 8

Tags: Apple, Google, Microsoft, Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!