Notícias

Mockups do novo visual do Firefox para Linux

Como bem sabemos, a Mozilla Foundation não tem dado lá tanta atenção ao visual do browser com o passar das versões. Isto se tornou uma grande pulga atrás das orelhas dos usuários, que sai Firefox, entra Firefox, continua sempre com a mesma cara. Pode até não parecer um detalhe tão importante para algumas pessoas, mas isto conta muito para atrair novos adeptos.

A nova versão do Firefox, a 3.6, deve sair ainda este ano, tanto que um Beta já está disponível. Ela não trará mudanças no visual, apenas algumas boas alterações no código, algumas novas opções, enfim. A seguinte, programada para metade do ano que vem, é a 3.7, que promete o início de uma mudança perceptível na cara do programa, abrindo portas para uma mudança ainda maior na versão 4.0. No wiki da Mozilla existem alguns Mockups de ambas as versões, e podemos ver um pouco do que está por vir.

Possível nova interface do Firefox com o tema do Ubuntu
Possível nova interface do Firefox com o tema do Ubuntu

As mudanças são perceptíveis. Talvez o que mais chame a atenção são os botões de navegação, que agora se parecem mais com as versões do Chrome para Windows e MacOSX, e as abas, que podem adotar um recurso já disponível no complemento Tabmix Plus, adicionando a barra de carregamento do site bem acima, facilitando demais a vida de quem trabalha com até dezenas de abas abertas. Para a 3.7, a Mozilla divulgou mais alguns mockups – que vocês podem acompanhar na galeria – o que dá a entender que o tema do Firefox irá se adequar ao que o usuário estiver utilizando. Uma boa novidade, pois dará uma impressão ainda melhor ao navegador.

Para o Firefox 4.0, o time da Mozilla vem preparando algo ainda melhor, se aproximando bem daquilo que vimos no mockup para Windows. A barra de menus vai embora, dando lugar a dois botões, Ferramentas e Página, com opções respectivas a cada um. Nota-se que o navegador ficará muito mais limpo, priorizando o espaço para exibição das páginas. Aparentemente, este novo Firefox irá ganhar um recurso de perfis muito mais, digamos, ativo, como mostra a imagem, onde vemos que o usuário Bruce está navegando no momento.

Firefox 4.0 para Linux
Firefox 4.0 para Linux

Maiores novidades devem sair após o lançamento do Firefox 3.6. Enquanto isso, quem quiser acompanhar o desenvolvimento da nova interface da raposa pode ficar de olho no Wiki da Fundação Mozilla para o Firefox 3.7 e para o Firefox 4.0.

Confira mais algumas imagens:

Tags: Linux, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!