Notícias

Microsoft recorre de multa na Europa

A companhia de Bill Gates mais uma vez se atolou em uma multa salgada imposta pela Comissão Européia, o braço executivo da União Européia. Em uma ação antitruste, a Microsoft terá de pagar o equivalente a R$ 2,3 bilhões.

Segundo informações no site da própria empresa, “a Microsoft entrou hoje com um pedido na Corte de Primeira Instância para a anulação da decisão de fevereiro“, que nada mais é do que uma multa de 899 milhões de euros imposta pela Comissão Européia à companhia, por não ter cumprido determinações.

O motivo da multa aplicada em fevereiro deste ano foi por causa da Microsoft ter atrasado a disponibilização de protocolos de comunicação de seus softwares a desenvolvedores de código aberto. Segundo a Comissão Européia, o valor da multa é um preço justo.

Desde quando a multa foi aplicada em fevereiro, a Microsoft publicou dezenas de milhares de páginas de documentação para protocolos online, tornando-os disponíveis aos desenvolvedores. Isso foi visto como “uma mudança significativa” na forma de como a Microsoft divulga informações, segundo o CEO da empresa, Steve Ballmer.

Apesar disso, essa não foi a primeira vez que a dona do Windows teve problemas com a União Européia. Já em 2004, a Comissão Européia, após cinco anos de investigações, conclui que a participação do Windows no mercado de PCs eram abusiva. Em outras palavras, a Microsoft estaria usando sua influência para massacrar a concorrência, afastando-a dos mercados mais competitivos de eletrônicos. Na época, a multa foi de 497 milhões de euros, com a possibilidade de haver mais multas adicionais se a determinação não fosse devidamente cumprida.

Mas parece que isso não foi capaz de manter a Microsoft na linha, que em Junho do ano passado tomou mais uma multa, agora com o valor mais “camarada” de 280 milhões de euros, que segundo a comissão da UE, a empresa não estaria respeitando suas decisões.

Fontes: IDG Now e G1 Tecnologia

Tags: Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!