AnálisesNotícias

Um passeio pelo Docs, da Microsoft, no Facebook

Todos conhecemos o Google Docs, ambiente de trabalho online da gigante das buscas, que reúne aplicativos de texto, planilhas, apresentações, e, recentemente, Desenhos, tudo alí, em sua conta Google, prontinhos para usar, podendo até aproveitar o espaço disponível para salvar qualquer tipo de arquivo.

A Microsoft, dona do poderoso Office, por sua vez, não quer ficar a ver navios. Então, resolveram lançar a versão online de seus aplicativos para escritório. Antes disso, porém, surge o Docs.com, uma espécie de app para o Facebook desenvolvida em cima do Office 2010 pelo pessoal da Fuse Labs, da Microsoft. Temos, logo, um Office para Facebook, que é uma rede social, onde as pessoas tem amigos, geralmente de mesmo interesse, de trabalho, etc, e que podem colaborar com a criação/edição de documentos.

Página inicial dos aplicativos

Aliás, sua interface não nega ser o Office 2010. O problema em comparação ao outro Docs, da Google, são os recursos, um tanto escassos, ainda, e a velocidade dos aplicativos, que não foram satisfatórias a mim. Para quem quiser testar este novo brinquedinho e se irritar com seus problemas, logue-se com sua conta do Facebook – obrigatória – e esbalde-se. Note que ainda não foi liberada a todos, mas você pode se candidatar, como eu fiz. Em menos de uma semana me foi disponibilizado o acesso.

Microsoft Excel

Upload de documentosEm todos os aplicativos existe um botão para editar o documento no Office instalado em seu computador, o que é uma boa pedida a quem o possui, pois as opções de formatação são as mais básicas possíveis. No excel, não consegui usar o recurso de autocompletar, por exemplo. Confesso que não testei com afinco, mas pelo que pude ver, realmente não me parece uma grande ameaça ao Docs, da Google, no momento. Ainda assim, a vantagem da interface do Docs, da Microsoft, é um grande atrativo a quem busca uma opção.

Brincadeiras a parte, sabemos que as coisas vão melhorar, ainda mais por estar em fase Beta. Mais recursos devem aparecer e a usabilidade ficará mais ligeirinha. Ah sim, atentem para o fato de que, com o Docs, você pode compartilhar documentos DO OFFICE com seus amigos DO FACEBOOK. Sacaram?

Google Docs x Microsoft/Facebook Docs
Lista de documentos do usuário

Para mais informações, fique ligado aqui, no Guia do PC, ou visite o blog dos desenvolvedores.

Tags: Google, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!