Notícias

Mandriva sendo vendida?

Não irei cá muito me prolongar sobre a história das distribuições Linux, pois creio que todos aqueles cujo anseio por saber corre nas veias já tomaram conhecimento da trajetória da Mandriva ao longo dos anos. Se não é seu caso, leia isto.

Esta semana um fato marcante veio a tona, a empresa por trás desta distribuição pode estar a venda, acarretando em uma perda significativa para a comunidade do pinguím. Ou não. Tal como foi o caso da Sun, vendida à Oracle e mantenedora do Solaris, o temor em perder mais um sistema operacional existe, entretanto, isto pode não passar mesmo de uma desconfiança.

Não sabemos muito sobre o que de fato está acontecendo, posto que a Mandriva ainda não se pronunciou sobre o caso, mas os resultados financeiros obtidos pela empresa não vêm sendo dos melhores. Desde 2008 a situação está ruim, e de lá para cá só piorou, tornado sua venda a única solução viável para continuar a  existir. De acordo com esta fonte, a decisão de passar o ponto foi tomada há um mês, e já existem dois nomes propensos a adquirirem a franco-brasileira: a inglesa LightApp, empresa que oferece um serviço bastante interessante, e a francesa Linagora,  atuante no mercado do software livre.

A Mandriva surgiu em 2005, após a fusão de duas grandes do mundo Linux, a francesa Mandrake Software e a brasileira Conectiva. Ambos os sistemas foram largamente utilizados em suas épocas, e uma conferida em suas histórias é uma boa pedida a quem se interessa pelo assunto. Quem for nerd, então, pode baixar os antigões e instalar em uma máquina virtual! Diversão garantida.

Enfim, é uma notícia que não vem em boa hora para quem usa o sistema, pois o lançamento da versão Spring do Mandriva 2010 está em seu segundo Beta, com Release Candidate programado para este mês. Atualmente, existem 4 versões do sistema disponíveis: One e Free, ambas gratuitas, e as comerciais Powerpack e Enterprise Server. Além disso, é vendido um flash drive com o sistema embutido, para que o usuário tenha sempre seu pinguím em mãos, sabe, para aqueles casos do tipo:

Pobre usuário – “Oh! Meu PC deu pau, e agora, quem poderá me salvar?”

Nerd – “Não tema! Tenho meu FlashDrive!”

Fonte: Softpedia

Tags: Hardware, Linux

Você também vai gostar

Leia também!