Notícias

Ubuntu 11.10 “Oneiric Ocelot” deve chegar em 13 de outubro, confira as novidades

Ubuntu 11.04

Não faz nem uma semana que o Ubuntu 11.04 “Natty Narwhal” foi lançado, mas o trabalho na Canonical não para: se o cronograma for cumprido à risca, o Ubuntu 11.10 “Oneiric Ocelot” deve chegar ao público no dia 13 de outubro.

Logotipo do Ubuntu

O resumo do calendário do Oneiric é o seguinte:

  • Alpha 1: 2 de junho
  • Alpha 2: 30 de junho
  • Alpha 3: 4 de agosto
  • Beta 1: 1 de setembro
  • Beta 2: 22 de setembro
  • Final: 13 de outubro

Uma das maiores novidades do Ubuntu 11.10 é a ausência do GNOME: ao contrário do Ubuntu 11.04, quem quiser utilizar o GNOME clássico deverá instalá-lo por conta própria. Ao invés do GNOME, uma versão 2D do Unity deverá ser utilizada em computadores sem aceleração de vídeo por hardware.

Entre as possíveis mudanças, estão a troca do cliente de e-mail e navegador padrão. Hoje, assim como a maioria das distribuições com GNOME, o Ubuntu traz o Evolution, mas os desenvolvedores já estão discutindo a possibilidade de o Ubuntu trazer o Thunderbird – e, se decidirem pelo cliente da Mozilla, isso deve ser feito ainda no Oneiric Ocelot, uma vez que a versão 12.04 será LTS (longo tempo de suporte), mais conservadora, privilegiando a estabilidade. Outra possibilidade é a troca do navegador Firefox para o Chrome, do Google. No Kubuntu, que só traz o Rekonq, a instalação do Chrome deverá ser feita por meio de um atalho no menu, assim como ocorre com o Firefox atualmente.

Ainda não temos muitas informações do próximo Ubuntu: lembre-se que o 11.10 ainda nem entrou em estágio alpha. De qualquer forma, continue acompanhando o Guia do PC para saber sobre as novidades da distribuição da Canonical! Confira tudo o que já foi publicado sobre o Ubuntu.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!