Notícias

Windows To Go: versão do Windows 8 roda em um pen drive

A denominação PC (Personal Computer ou Computador Pessoal, em português) não foi dada por acaso para as máquinas que em um passado relativamente distante serviam apenas para fins militares e de pesquisa em grandes universidades. Ao ser disponibilizado ao público em geral, mesmo que inicialmente a preços exorbitantes, o computador tornou-se realmente um artigo pessoal, tal como a nossa carteira.

Nele guardamos fotos de nossos amigos e familiares, músicas preferidas, trocamos mensagens, muitas vezes particulares, com pessoas próximas a nós, enfim… e fazemos tudo isso em um ambiente que para nós é totalmente amigável e confortável. Tanto é que não usamos com a mesma desenvoltura computadores de terceiros. Afinal, é no nosso computador que definimos atalhos, preferências e tudo o mais.

O Windows 8, apresentado com todas as suas novidades semana passada, está sendo dissecado pelos sites especializados, inclusive por nós, e a cada dia que passa ele apresenta mais funções. Desta feita, gostaria de apresentar a você, caro leitor, o Windows To Go. Ele tornará o próximo sistema operacional da Microsoft ainda mais portátil e com ele, poderemos ter todas as nossas configurações e preferências em qualquer lugar e em qualquer computador.

O Windows To Go é uma versão do Windows 8 feita exclusivamente para ser rodada a partir de um pen drive. Ela simula ser uma instalação completa do Windows e, ao iniciar uma máquina com Windows 8, o gerenciador de boot verificará se há alguma mídia com o Windows To Go espetada na máquina, e em caso positivo, ele carrega o conteúdo do pen drive.

Essa não é uma possibilidade exatamente nova, já que algumas distribuições Linux contam com este recurso. No entanto, muitos achavam impossível fazer isso com o Windows devido ao seu tamanho e robustez de suas aplicações. Claro, o Windows To Go não contará com todos os recursos da versão a ser instalada em HDs convencionais. Por exemplo, se você quiser hibernar, não vai ser possível no Windows To Go.

E para aqueles preocupados com acidentes de percurso e/ou perseguidos pela Lei de Murphy, a Microsoft demonstrou o que acontece se o pen drive for retirado repentinamente da porta USB. O sistema congela, e se o flash drive for recolocado em dentro de 60 segundos, ele continua o que estava fazendo. Caso contrário, ele simplesmente desliga. Interessante, não?

Notícia boa: ele é compatível com portas USB 2.0 e 3.0, que graças à Deus já estão começando a ficarem mais populares. Notícia ruim: você precisará comprar um pen drive de no mínimo 32 GB para desfrutar desta versão. Um pouco grande, não é? Acima, um vídeo curto demonstrando a função de “congelamento” do Windows To Go, filmado na conferência BUILD. E aí, prezado leitor, o que acha desta nova versão do Windows? Fique à vontade nos comentários. :)

Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!