Notícias

Confirmado: iPhone 4 está sendo mesmo produzido no Brasil

Uma coisa que permeia o universo Apple são os rumores. Especialmente perto do lançamento de um aparelho novo, parece que a internet é invadida pelos mais variados boatos e vazamentos. Para nós, brasileiros, um rumor que já há algum tempo percorre as interwebs do país, é o da fabricação de iPhones/iPads em nossas terras. Principalmente após a chegada da Foxconn, empresa que monta os iDevices, ao Brasil. E muito já se falou sobre o iPad brasileiro e seus incentivos fiscais, o que iria diminuir o preço do aparelho. Mas até agora, nada de concreto. Até agora.

A intrépida equipe do Blog do iPhone, site especializado no mundo Apple, foi à campo para tirar essa história a limpo e descobrir o que todo mundo quer saber: afinal, está ou não sendo produzidos iCoisas aqui no Brasil? E a respostá é: sim, está! #todoschorademoção

Eles viajaram até a cidade de Jundiaí (SP), onde está instalada a fábrica da Foxconn e tentaram reunir o máximo de informação possível, em um verdadeiro trabalho investigativo. Ao contrário do que todo mundo pensa, não é na fábrica da Foxconn onde estão sendo montados os aparelhos. O prédio onde está sendo feito esse trabalho, nem sequer tem a fachada da Foxconn. Ele se situa na Av. Caminho de Goiás, número 100 em Jundiaí. À título de curiosidade, essa avenida poderá se chamar Steve Jobs, no futuro. Eles pegaram essa pista do Certificado de Homologação do iPhone 4S, que consta na Anatel.

Fábrica da Foxconn
Fábrica da Foxconn - Não é aqui onde está sendo produzido
Global Jundiaí
Global Jundiaí - Aaaahhh!! Agora sim! É aqui!

Nesse local, existem dois enormes galpões que a Foxconn alugou justamente para a montagem dos aparelhos. Um dos prédios, inclusive, está fabricando iPhones desde metade desse ano, ou seja, julho! No outro galpão, a linha de produção está sendo finalizada. Por enquanto, apenas o modelo de 8 GB do iPhone 4 está sendo montado. iPads logo começarão a ser produzidos assim que eles conseguirem recursos que viabilizem os trabalhos.

A equipe do Blog do iPhone conversou com vários funcionários da empresa e todos eles confirmaram que a produção de iPhones 4 já está em pleno andamento. As informações obtidas por eles, batem perfeitamente com uma reportagem publicada pelo portal iG, que informava que a Foxconn já estava fabricando os aparelhos da Maçã em segredo. Sanada essa dúvida, a única que fica agora é: essa produção é para abastecer o mercado nacional ou o exterior?

Valiosos galpões
Estes são os valiosos galpões da Apple

A confirmação da produção de iPhones em solo brasileiro é boa por vários motivos. Isso dá esperança que nos próximos lançamentos da Maçã, o Brasil receba os iDevices mais cedo, e o tempo de espera para um lançamento oficial não seja tão grande. Além do mais, isso poderia angariar recursos para a produção de iPads, que poderia começar imediatamente. Eles sim desfrutarão da isenção fiscal de 30%. Com isso, o consumidor brasileiro se depararia com um preço mais baixo dos aparelhos. De qualquer forma, parece que o Natal este ano vai ser mais feliz para quem vai comprar um produto Apple.

Tags: Apple, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!