Notícias

O keynote da Microsoft na CES 2012

A Microsoft fez sua (última) participação na CES 2012 ontem, às 6h30pm/ET – 0h30 pelo horário brasileiro de verão. Steve Ballmer foi ao palanque para anunciar diversas coisas, mas há quem diga que a empresa decepcionou neste ano, trazendo pouquíssimas novidades e lançamentos.

Nokia Lumia 900, apenas para a AT&T.
Nokia Lumia 900, apenas para a AT&T.

A Microsoft comentou sobre o Windows Phone, sua integração com Facebook e Windows Live, as parceiras fabricantes Samsung, LG, Nokia (com o recém-lançado Lumia 900) e HTC (com o também recém-lançado Titan II) e também comentou sobre o foco do sistema, que são as pessoas ao invés dos aplicativos. Além disso, foi anunciado o suporte às redes 4G no sistema operacional, algo que já era previsível.

Claro que também tinha que ter algumas informações sobre o Windows 8:

Versão do Windows 8 apresentada na CES.
Versão do Windows 8 apresentada na CES.
  • Uma versão preview do sistema foi apresentada para o público. Foram demonstrados vários novos recursos, como o login de usuário através de imagens.
  • O novo Windows será projetado para funcionar normalmente tanto através do tradicional mouse e teclado, quanto através de touchscreens.
  • A interface Metro usará todo o espaço disponível na tela para a execução dos aplicativos.
  • Será possível alterar para o desktop antigo do sistema, chamado de interface Pro.
  • A Windows Store, junto com o segundo release público do sistema operacional, sairá em fevereiro.
  • A empresa demonstrou o famoso joguinho Cut The Rope, em HTML5 e rodando-o num processador Tegra III.
  • Um novo recurso, chamado Semantic Zoom, permitirá um uso do movimento de pinça na tela para exibir poucos ou muitos aplicativos de uma vez na tela.
  • O Windows 8 será compatível com todos os computadores que executam o Windows 7.
Nova dashboard do Xbox.
Nova dashboard do Xbox.

No quesito jogos, com o Xbox, a Microsoft mostrou que a nova dashboard do 360 facilita ainda mais a experiência do usuário com os comandos de voz. O Bing, como buscador dentro do console, procura tanto o conteúdo armazenado lá quanto o conteúdo da Xbox Live. A parceria com algumas produtoras de conteúdo, como a Fox e vários outros canais de TV americanos darão um status de central de entretenimento ao videogame. O Kinect, sensor de movimento do videogame, também ganhará uma versão para Windows no dia 1º de fevereiro.

A Microsoft, com uma criança convidada, demonstrou um episódio interativo do Vila Sésamo criado para o videogame. No programa, em diversos momentos o personagem espera por ações da criança para continuar o programa, assim como reage a forma e velocidade como a criança realizou as ações.

Por fim, Steve Ballmer encerrou a palestra fazendo uma paródia de si mesmo, dizendo “Metro, Metro, Metro!” e “Windows, Windows, Windows!”

Tags: Microsoft, Software, Windows, Windows 7, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!