Notícias

Mozilla planeja lançar Firefox estilo Metro para o Windows 8

Dia 29 é o lançamento do Windows 8 Consumer Preview. Não é a versão final, mas é uma build já bem avançada e madura. Muita coisa que veremos nela provavelmente estará também na versão que chegará ao público final. Uma coisa que já está mais do que confirmada, escrita em pedra, é a adoção da interface Metro UI e apps totalmente integrados à ela. O Windows 8 já virá com alguns programas instalados por padrão, inclusive o navegador da Microsoft, o Internet Explorer 10 totalmente reformulado para esta interface. E quer você goste ou não dela, muitos aplicativos serão desenhados exclusivamente seguindo seus padrões. Na minha opinião, o que acontecerá vai ser um progresivo aumento da disponibilidade de apps Metro em detrimento dos programas convencionais.

Quer ver um exemplo? A Mozilla Foundation, de acordo com esta wiki, já está estudando maneiras de portar o Firefox para o estilo Metro. E pelo pouco que eles escreveram até agora, podemos ver que há uma série de limitações técnicas. Para que esse objetivo seja alcançado, eles vão precisar que a Microsoft conceda acesso a uma série de APIs e recursos do sistema que por enquanto somente o IE 10 tem. A Fundação tem dois caminhos possíveis a seguir, ambos trabalhosos. O primeiro é trabalhar em cima do conjunto de APIs Win32, o mais antigo da Microsoft. O segundo é portar o motor de exibição do navegador, o Gecko, para que seja compatível com o conjunto de APIs WinRT, criadas especialmente para o Windows 8.

Atualmente o Firefox, que se encontra na versão 10, usa as APIs do Win32. Portanto, seria mais fácil para os desenvolvedores escreverem o Firefox Metro se usassem estas APIs. No entanto, no Developer Preview não é possível fazer isso, e ao que tudo indica, também não será possível nem no Consumer Preview e nem na versão final. A única saída, então, seria portar o motor de renderização Gecko para as APIs do WinRT, o que seria excessivamente trabalhoso. Lembrando que o time de desenvolvimento, independente de qual caminho escolham, terão que criar uma interface totalmente do zero.

IE 10
Interface do IE 10 no Windows 8 - Mozilla terá que fazer parecido

Logicamente, o IE 10 é privilegiado no Windows 8 e usa muitos recursos avançados do sistema que só ele tem acesso. As demais apps Metro não terão autorização para acessar estas funções. A Mozilla terá que negociar com a Microsoft para que eles permitam que o Firefox também desfrute dos mesmo privilégios. E isso abriria um precedente para os outros navegadores, como Chrome, Opera, Safari, etc. E eu não estou bem certo se a Gigante de Redmond está disposta a isso. De qualquer forma, se a Mozilla Foundation quiser levar este projeto à frente, terá muito, mas muito trabalho pela frente.

Segundo o roadmap, eles querem lançar um protótipo já no segundo trimestre, para poderem avaliar com mais propriedade se é viável ou não. O navegador será escrito especificamente para a interface Metro e gozará de todos os seus recursos, como tela cheia ou imersiva, como a Microsoft gosta de chamar, o estilo de ícones e botões em Metro e também suporte a toques, para ser usado nos tablets com Windows 8, além de um painel de abas que se adaptará a diversos tamanhos de janelas.

Se você é oldschool e já estava temendo um novo monopólio da Microsoft no campo dos navegadores, deve torcer para que a Mozilla consiga seus objetivos. Eu, particularmente, acharia ótimo se na Windows Store houvesse várias opções de navegadores, e não apenas o IE 10, que já é ótimo. Resta saber se a Gigante de Redmond deixará apenas o IE 10 totalmente integrado e com acesso a partes do sistema que lhe garantirão um melhor desempenho e performance. E então, o que o prezado leitor acha disso tudo?

[Neowin]
Tags: Internet, Mozilla, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!