Notícias

Questões de acessibilidade no Windows 8

Certa vez, ao subir num ônibus, sentei na frente de dois garotos cegos. Até aí, nada demais. O que me impressionou, foi a conversa dos dois amigos. Eles estavam falando, e com propriedade de quem entende, sobre Windows e suas tecnologias. Eles conversavam com conhecimento e desenvoltura de quem já usa o sistema há anos. Eu fiquei muito impressionado, pois até então eu não conhecia as inúmeras ferramentas de acessibilidade disponíveis no mercado. Até sabia que elas existiam, mas não sabia que realmente podiam levar a tecnologia para os deficientes.

Imagine por alguns segundos: como você usaria seu computador e gadgets se perdesse a visão? Ou se tivesse parte dos movimentos comprometidos? Pois é… complicado, né amigo. Por isso, as tecnologias referentes à acessibilidade nos sistemas operacionais são tão importantes. E muitas vezes são deixadas em segundo plano. No entanto, cerca de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Não é um público para ser deixado de fora das novas tecnologias. A Microsoft, porém, em mais um post no blog Building Windows 8, explicou quais recursos de acessibilidade o Windows 8 oferecerá.

Os esforços dos desenvolvedores se concentraram em dois programas: o Narrator e o Magnifier. O primeiro, como você pode imaginar, é a ferramenta que narra, que lê os itens na tela. E ela pode ser usada inclusive na própria instalação do sistema, ajudando a configurar todo o SO à seu gosto. Ele também foi programado para trabalhar com telas de toque. Assim, quando você toca em alguma opção, o Narrator lê o que ela faz. Então, basta tocar em alguma live tile do Windows 8 e o deficiente visual já saberá onde está. Isso é uma evolução se comparado com o Windows 7, que simplesmente leria todos os ícones na tela na ordem em que aparecessem.

Magnifier
Magnifier - Ferramenta de zoom que auxilia que tem pouca visão

O Magnifier, por sua vez, é a conhecida lupa, que no Windows XP era um inferno de usar. Até hoje a ferramenta ainda não é tão boa. Mas para quem enxerga pouco, quebra um galho e tanto. No Windows 8, ele foi projetado para funcionar com a Start Screen e também em interfaces de toque, aceitando gestos como o pinch to zoom, o famoso movimento de pinça com os dedos para afastar e aproximar a imagem. Além disso, há botões nos cantos da tela que aproximarão e afastarão a imagem que estiver sendo exibida na tela, e de navegar por toda ela.

No post original, em inglês, os desenvolvedores dão muito mais explicações técnicas e detalhes, como de costume. Se você quiser ler na íntegra, dê uma passadinha lá. Eu acho super importante a empresa investir e pesquisar soluções cada vez mais eficazes para auxiliar deficientes a usarem o computador. Afinal de contas, apenas seu corpo está deficiente, sua mente continua plenamente saudável, né Stephen Hawking? Por que não criar meios de permitir que tais pessoas também usem os computadores normalmente? Se me permitem divagar um pouco, na época de lançamento do Kinect, vi um vídeo que mostrava um garoto com paralisia jogando com a ajuda do sensor. Foi literalmente emocionante ver a alegria, tanto dele como da família. Infelizmente, eu não consegui achar o vídeo, se alguém souber, por favor, avise nos comentários. E com o lançamento do sensor para Windows, espero que os desenvolvedores criem soluções ainda mais eficazes para quebrar este obstáculo, tais como navegação por voz, gestos, e por que não, até olhar.

Enfim, o Windows 8 Consumer Preview chega dia 29/02. Agora fiquem com o vídeo abaixo mostrando na prática algumas das ferramentas de acessibilidade que estarão disponíveis no sistema:

[Building Windows 8]
Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!