Notícias

Próxima versão do Ubuntu continuará tendo 700 MB

CDs do Ubuntu

No próximo mês, como religiosamente a Canonical faz, ela lançará uma nova versão de seu carro-chefe do software livre, o Ubuntu. A versão 12.04, codinome Precise Pangolin, continuará tendo os 700 MB de praxe. Ou melhor, 703 MB agora. Esta notícia está parecendo irrelevante, ou no mínimo estranha não é mesmo? Mas calma, eu explico. Logo que o Precise Pangolin começou a ser desenvolvido, houve uma discussão entre  a comunidade sobre um possível aumento no tamanho da imagem *.ISO. A sugestão inicial, era de aumentar em 50 MB o tamanho do arquivo de instalação. Isso possibilitaria incluir mais pacotes e programas padrão, sem inchar muito o sistema. No entanto, ele não poderia mais caber em CDs, que podem armazenar apenas 700 MB. E então, como proceder? Abandonar as mídias ópticas em prol de mais programas e pacotes no sistema?

Bem, a decisão foi tomada. O Ubuntu 12.04 continuará cabendo num CD e sofrerá um pequeno, pequeníssimo aumento de tamanho. Ele dará um incrível salto de 700 para 703 MB. Quem explica a diferença é um dos desenvolvedores, o Stephane Graber:

Ubuntu 12.04 ainda vai caber em CDs. A única alteração que feita é na verificação do tamanho exato do CD. Em vez dos antigos 700 MB, agora consideraremos 703MB, já que descobrimos que quase todos (se não todos) gravadores de mídia e ferramentas de gravação aceitam essa diferença.

CDs do Ubuntu
Eles estão com os dias contados?

Se você não sabe e está estranhando como um CD pode contar com 3 MB a mais, eu novamente explico. As mídias ópticas (CDs, DVDs) possuem uma pequena margem de segurança. Nos CDs é o tal dos 3 MB. A Canonical então resolveu usar essa margem de segurança e aproveitar para incluir novos pacotes. Mas o espaço a mais não é muito pequeno? Não. Alguns pacotes contém apenas arquivos de texto, que ocupam pouquíssimo espaço! Assim, os 3 MB são mais do que suficientes para que os desenvolvedores incluam novos patchs na distribuição, ou mesmo substituam outros.

Além do mais, essa insistência da Canonical em deixar a sua distribuição pequena e enxuta mostra alguns lados benéficos. Enquanto muitos possuem uma banda larga rápida que baixam sem muitos problemas os 703 MB, há lugares pobres e/ou afastados, que não contam com internet de alta velocidade. Assim, é muito mais fácil baixar 700 MB do Ubuntu, do que 2,5 GB do Windows 8 Consumer Preview, por exemplo. Outro ponto positivo, é o exemplo que os desenvolvedores dão. Procuram otimizar ao máximo o código e ocupar o mínimo de espaço possível. Acredito que todo desenvolvedor ou empresa/fundação que cria softwares, deveria se pautar nesta filosofia. O Ubuntu é um ótimo sistema e cabe em meros 703 MB. É algo a se pensar.

E você, caro usuário Linux. Faz diferença se o Ubuntu ou a sua distribuição Linux favorita têm 700 MB ou 3,5 GB de dados? Ou você acha importante eles manterem o sistema enxuto e menor possível? Expresse a sua opinião aí nos comentários. :D

[OMG! Ubuntu]
Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!