Notícias

PROCON-SP suspende vendas do Submarino, Shop Time e Americanas.com e multa B2W

ecommerce

A compra na internet hoje é uma prática bem comum e segura. Quem tem costume de navegar na grande rede com certeza já fez alguma compra online, nem que tenha sido um livro, um filme, ou uma caixa de bombons. Porém, más práticas, desorganização, não cumprimento dos prazos de entrega, extravio, danos ao produto, dentre outras coisas, deixam os consumidores bem chateados e mancham a imagem das empresas de e-commerce. O desrespeito ao consumidor, porém, nem sempre passa impune e algumas vezes grandes lojas sofrem severas penalidades. Foi o que aconteceu desta vez. O PROCON-SP suspendeu as vendas das três maiores lojas de e-commerce do país, a saber, Submarino, Shop Time e Americanas.com. Além disso, ele multou a empresa que gerencia as lojas supracitadas, a B2W, em R$ 1.74 milhão! De acordo com o processo administrativo de n° 2573/2010 (sim, a pendenga corre desde 2010), a partir de amanhã (15/03) as três lojas mencionadas terão suas vendas suspensas para o estado de São Paulo por 72 horas.

Parece uma medida um tanto quanto pesada demais, mas veja a justificativa do PROCON. Paulo Arthur Góes, diretor do órgão, explicou que num intervalo de apenas 1 ano, os referidos sites tiveram um aumento de 180% no número de reclamações. Isso totaliza 6.233 reclamações. Número em muito superior se compararmos com 2010, onde foram feitos “apenas” 2.224 atendimentos. O que pesou ainda mais a decisão da entidade de proteção ao consumidor, foi que por várias vezes foi tentado o contato com a B2W para que a mesma tomasse alguma medida corretiva para diminuir a má conduta e o número de reclamações. Mas ela não se pronunciou. Assim, o PROCON encarou esta atitude como um claro desrespeito ao consumidor e decidiu pela multa e a suspensão das lojas.

De fato, desde novembro do ano passado que o PROCON espera por alguma mudança da empresa e nada. No dia 10 de novembro de 2011, eles já haviam se decidido por essa penalidade, mas a B2W recorreu em 1ª  instância. Porém, a justiça achou que o PROCON estava com a razão e permitiu a multa. Assim, a partir de amanhã, se você mora em São Paulo e tentar entrar em alguma dessas lojas virtuais, verá o seguinte aviso:

O Grupo B2W, em virtude de decisão proferida pela Fundação PROCON – SP, em processo administrativo de n° 2573/2010, está com as atividades de e-commerce suspensas em todo o Estado de São Paulo, por 72 (setenta e duas) horas, a partir de 15 de março de 2012.

Importante ressaltar, ainda, que os clientes dos demais estados poderão fazer suas compras normalmente. E mesmo que você resida no estado de São Paulo, se finalizar sua compra hoje, eles ainda a entregarão. Afinal de contas, eles estão proibidos apenas de realizar novas vendas, e não de entregar as já concluídas. Não tenho a menor noção dos ganhos da B2W, mas imagino que a multa em si já seja pesada, considere ainda 3 dias de vendas paradas no mais populoso estado do país e, consequentemente, o que mais gasta. Os prejuízos serão consideráveis. De qualquer forma, se você mora fora de São Paulo e estiver interessado em fazer alguma compra no Submarino, não esqueça de clicar no nosso banner lá em cima. Nós agradecemos. ;)

Atualização

O juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Evandro Carlos de Oliveira, emitiu uma liminar ontem que suspendia efetivamente a decisão do PROCON, a saber, suspensão de 72 horas às lojas Americanas.com, Shop Time e Submarino. Portanto, eles continuam atuando normalmente, apenas a multa foi mantida, mas a B2W recorreu da decisão.

[PROCON-SP]
Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!