Notícias

Sony sofrerá reestruturação gigantesca e se chamará One Sony

É, amigos, não está fácil para ninguém. Algumas empresas, em determinados momentos e por causa de certos produtos, conseguem tamanho sucesso que passam a fazer parte da “cultura popular”. Por exemplo, quem cresceu nos anos 90 com certeza conhece a Sony por causa de seu console de games, o PlayStation. A empresa também ficou conhecida por suas câmeras fotográficas de fácil manuseio e baixo custo, que fizeram sucesso entre o público de menor renda. Além disso, ela atua em outros setores do mercado, como o de computadores pessoais, principalmente sua linha Sony Vaio, e o de televisores, com a linha Bravia. Com um último ano fiscal que não foi nada agradável de se ver e amargando sérios prejuízos em diversos setores, a gigante japonesa anunciou hoje, em um press release, que fará uma enorme reestruturação, mudando até o nome! Passará a atender pela alcunha de One Sony.

Essa será a maior mudança sofrida pela empresa em toda a sua história! O objetivo dessa reestruturação é, parafraseando o documento por eles liberado, “revitalizar e fazer crescer o setor de eletrônicos para gerar novo valor“, em uma tradução livre. Traduzindo para o nosso entendimento, eles vão alterar alguns setores para ganharem mais dinheiro. Dentre as atitudes que eles tomarão, estão a demissão de mais de 10 mil funcionários, cuja maioria será remanejado para outras empresas que comprarão parte dos negócios da Sony. Fora isso, eles pretendem investir 75 bilhões de ienes – o equivalente a 1,69 bilhão de reais – em setores da empresa que trazem maiores lucros. E quais são esses setores? Games, imagem digital e aparelhos móveis, justamente os nichos onde a Sony tem uma presença mais forte.

Sony 2

 

No setor de games, a japonesa briga de igual para igual com a Microsoft e Nintendo. As suas câmeras powershots fazem bastante sucesso entre o público, como eu já falei acima. Há ainda as câmeras profissionais, que têm um público fiel e específico. Não é um setor que pode ser deixado de lado. E quem procura qualidade em notebooks, as encontra com certeza na linha Sony Vaio, embora não encontre junto preço camarada. A expectativa dos executivos da companhia, é que com essa reestruturação, eles consigam gerar uma receita de mais ou menos 8,5 trilhão de ienes – convertendo para reais dá 192,5 bilhões (!) -, até o final do ano fiscal de 2014. Isso deve tirar a Sony do buraco em que ela se insere agora. Em termos percentuais, isso significa 70% de todo o mercado, nestes três setores.

Outra medida, além das demissões e dos investimentos, é a diminuição na produção de TVs. Como tudo da Sony é muito caro, ela não viu uma grande saída de seus televisores. Talvez por que o consumidor médio só queira sentar no sofá e assistir sua novela. E não navegar pelo Youtube, redes sociais e jogar Angry Birds pelo controle remoto de 400 botões, e ainda pagando uma fortuna para isso. Assim, o setor de televisores da empresa sofrerá uma redução de 40%. Visando ainda seus altos preços, ela vai investir nos mercados emergentes (oia nóis!), diminuindo o preço dos produtos, que atualmente chegam quase a ser um luxo. Bom, vejamos se essa reestruturação e adoção de um novo nome, One Sony, trará resultados e ela nos apresente produtos melhores e com preços mais baixos.

[Tecnoblog]
Tags: Destaques

Você também vai gostar

Leia também!