Notícias

SkyDrive também faz acesso remoto

Hoje, mais cedo, publicamos sobre o cliente desktop do SkyDrive que a Microsoft liberou, compatível com Windows e Mac OS X, além de Windows Phone e iOS. O aplicativo tem como função tornar o armazenamento de arquivos no serviço mais amigável, mais “Dropbox-like“, onde basta jogar os arquivos na pasta criada pelo SkyDrive para que este sincronize-os com os servidores da Microsoft. Porém, algumas pessoas, como eu e o leitor Leandro Soares, apreciaríamos poder sincronizar qualquer pasta no computador, sem a obrigação de movê-la para o ficheiro “SkyDrive”. Bom, infelizmente, a Gigante de Redmond não implementou este recurso, mas trouxe algo igualmente bacana e útil: acesso remoto aos nossos arquivos.

Ao acessar a interface web do serviço, podemos ver, na coluna da esquerda, que há um tópico chamado “Computadores”, onde abaixo dele é listado todas as nossas máquinas onde instalamos o app. Ao clicarmos no nome do nosso computador (aquele que definimos ainda na instalação do SO), ele pedirá para enviar uma espécie de código PIN, por e-mail ou SMS. Após recebermos esse número, poderemos habilitar no cliente desktop o acesso dos arquivos remotamente. Basta acessarmos ele – seu ícone fica na bandeja do sistema, perto do relógio – clicarmos com o botão direito e irmos em Settings. Depois, na aba General, marcarmos a opção Make files on this PC available to me on my other devices. Com isso, todo o nosso computador ficará acessível através do SkyDrive.

Com “todo nosso computador”, eu quero dizer as partições, drives óticos e dispositivos móveis conectados à máquina. Assim, seria possível baixar, de qualquer computador, nossos arquivos que estão no PC de casa, por exemplo. Outra opção, é subir os documentos diretamente para a nuvem, para a conta do SkyDrive. Já que são 25 GB de espaço, dá pra armazenar bastante coisa. Acho que isso é meio óbvio, mas não custa nada lembrar, para você poder acessar remotamente seus arquivos, o seu PC precisa estar ligado me conectado à internet. O SkyDrive não faz milagre. E o acesso é de apenas leitura, não é possível modificar os arquivos que estão sendo acessados, apenas baixá-los ou arquivá-los na nuvem. Eu tentei o acesso pelo meu computador, mas infelizmente eu não consegui. E não sei o motivo. Acredito que é por que eu esteja usando o Windows 8 como sistema padrão. Mas a imagem que você verá é mais ou menos essa:

skydrive-acesso-remoto
Acesso remoto no SkyDrive | Fonte da imagem: Tecnoblog

Acredito que essa implementação veio bem a calhar. Foi uma forma que a Microsoft usou para tornar mais prática a transferência de grandes ficheiros, com muitas subpastas dentro. Lembre-se, o SkyDrive suporta apenas 2 GB por arquivo! Então, aquele seu filme em *.MKV de 7 GB não vai para lá. Com isso, é mais um recurso presente no Live Mesh que agora está no SkyDrive. São dois serviços bem parecidos. Até agora, a empresa responsável por eles não disse nada sobre seu destino, se vai manter os dois em paralelo ou se vai descontinuar o Live Mesh que, a bem da verdade, ainda possui outros recursos exclusivos.

Então, o que achou destas novidades com respeito ao SkyDrive? Agora se anima para usá-lo?

[Tecnoblog]
Tags: Internet, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!