Notícias

Será 2013 o último ano dos netbooks?

Quando os netbooks apareceram, há uns 5 anos, vieram com uma ideia que parecia promissora: serem dispositivos pequenos, com uma boa autonomia de bateria e capacidade suficiente para fazer as tarefas mais básicas que um notebook normal era capaz de fazer, como navegar na internet, editar documentos e ver vídeos.

Vamos sentir saudades de vocês, amiguinhos. Ou não.  (Foto por IntelFreePress)
Vamos sentir saudades de vocês, amiguinhos. Ou não. (Foto por IntelFreePress)

Mas não demorou muito tempo para que aparecessem outros dispositivos com características parecidas, mas melhores. Quem precisa de portabilidade e um bom preço agora pode ter um tablet, capaz de fazer muita coisa que um netbook faz, mas sendo mais portátil ainda. Quem se preocupava com a bateria ou a espessura dos dispositivos hoje pode escolher um ultrabook, bem mais poderoso.

Além disso, outro problema para os netbooks, levantado pelo Hardware.info, é a recente chegada do Windows 8. A nova versão do sistema da Microsoft exige uma resolução de tela de 1366×768 pixels para funcionar por inteiro. Apesar disso, muitos dos notebooks funcionam com a resolução de 1200×600 pixels. E como a Microsoft quer incentivar todo mundo a usar o Windows 8, as fabricantes também tem que respeitar isso. Ou aceitam a proposta da Microsoft, ou saem dela. E pouca gente vai querer comprar um netbook com Linux.

Esses tablets tem até teclado, muita gente vai preferir eles em vez dos netbooks.
Alguns dos recentes tablets tem até teclado, e ganham o coração de quem preferia os netbooks.

Com tudo isso jogando contra, uma boa prova de que 2013 deve ser o ano final destes modelos foi dada na virada de ano. Lá nos EUA, desistiram dos netbooks. Até agora, apenas duas empresas resistiam fortemente neste conceito. Segundo informações do site Digitimes, a ASUS, que iniciou os netbooks com a sua linha Eee PC, já anunciou que não deve mais fabricar modelos do tipo. A Acer, que também tinha os seus modelos, agora não tem mais planos para lançar novos netbooks.

Se você for um dos futuros órfãos dos netbooks e não quiser de jeito nenhum ir para um notebook, ultrabook ou tablet, aproveite que ainda há alguns modelos por aqui. Os netbooks ainda devem resistir um pouco mais em mercados emergentes como o nosso querido Brasil. No Submarino, por exemplo, é possível encontrar alguns modelos da Philco por mil reais. E hoje resta apenas um modelo de netbook em estoque no Pontofrio.com, da ASUS. Então, mesmo que eles ainda resistam, é bom correr. Ou vá logo para um tablet. Eles são legais, portáteis, fazem a grande maioria das coisas que você espera de um netbook, e muitos ainda tem entradas USB para você inserir seu teclado e não reclamar de digitar numa tela.

E se você ficou realmente interessado em ver o que levou os netbooks à ruína do esquecimento, o The Guardian fez um artigo bacana sobre o assunto. Se você não tem problemas com o inglês, vale a pena dar uma lida.

Tags: netbooks

Você também vai gostar

Leia também!