Notícias

Intel TV: TV pela internet com assinatura de canais

Trazer conteúdo para a sua TV por meio da internet não é uma coisa nova. Grandes empresas como o Google, a Apple e a Microsoft já criaram os seus dispositivos para permitir que você veja seus shows, filmes e séries quando quiser. Mas agora a Intel também quer entrar nesse mercado. E ela vem com uma proposta que certamente deve atrair muitos clientes.

Fontes da indústria consultadas pela Forbes apontam que, já em março, um grupo limitado de clientes deve testar o set-top box com o serviço de IPTV da conhecida fabricante de processadores. Ele deve oferecer canais fechados ao vivo, independentemente do provedor de internet do cliente. Isso pode parecer estranho, mas lá nos EUA não é raro que dispositivos deste tipo tenham sua funcionalidade restrita a clientes de provedores selecionados.

Em breve, em alguns.as TVs dos EUA.
Em breve, nas TVs dos EUA.

Os clientes do serviço poderão assinar canais individualmente, e não mais precisarão assinar aqueles pacotes que sempre fazem a gente pagar por canais que nunca vai ver. Também será possível assinar apenas certos programas. E o Cloud DVR, outro recurso do serviço da Intel, fará com que o cliente possa assistir qualquer conteúdo que passou na TV, sem a necessidade de tê-lo gravado anteriormente. Tudo isso junto a uma loja de aplicativos da Intel, jogos casuais e conteúdo em vídeo on-demand.

Quanto ao hardware do set-top box, isso seria o menor dos problemas para a Intel. A empresa já desenvolve chips para equipamentos desse tipo há tempos. A experiência no mercado de IPTV também é algo que já foi resolvido: o vice-presidente do grupo que desenvolve o serviço é Jim Baldwin, líder de grande parte do avanço da Microsoft Mediaroom, plataforma de IPTV que serve como base para várias empresas do ramo fornecerem seus serviços.

O grande empecilho dessa inciativa reside nos direitos para a exibição de conteúdo. Principalmente na parte de se extinguir os pacotes de canais. Até agora, ninguém nunca conseguiu fazer isso. Mas a Forbes aponta que a a Intel tem boas relações com o mercado de Hollywood. Também é a que mais tem condições de fazer investimentos e convencer este mercado de que uma TV por assinatura sem pacotes de canais pode dar certo. Logo, se há alguém que pode transformar isso em realidade, é a Intel.

Se depender da Intel, isso vai virar coisa do passado.
Se depender da Intel, isso vai virar coisa do passado.

Realmente, tudo parece incrível. Mas, infelizmente, a IPTV da Intel não deve vir a curto prazo. Já se sabe que nada sobre ela será divulgado na CES, onde a Intel fará um evento na próxima semana. E, como já é de costume nestes serviços, ele deve começar restrito aos Estados Unidos. Mas se a Intel quiser trazer algo assim ao Brasil, agradecemos.

Tags: Intel, IPTV

Você também vai gostar

Leia também!