Notícias

Windows 8 desaponta nos notebooks

Segundo a análise do NPD (National Purchase Diary), o Windows 8 não conseguiu alcançar seu objetivo de alavancar as vendas de notebooks na temporada de compras de verão nos Estados Unidos.

Como já é tradição, o sistema operacional da Microsoft é ferramenta fundamental para incentivar as vendas de novos equipamentos. Contudo, o Windows 8 não foi capaz de cumprir a esperada função, mesmo com o agressivo marketing da empresa de Redmond e da elogiada qualidade de seu sistema.

Ainda conforme os dados da empresa de análise de mercado, os números são preocupantes para a Microsoft, uma vez que ocorreu uma queda de 11 pontos percentuais nas vendas de notebooks e, consequentemente, queda na venda de licenças do Windows. E para as fabricantes a situação foi pior, pois além da diminuição da demanda, os produtos vendidos tiveram um preço reduzido, afetando os lucros.

windows8_triste

O que tudo indica é que um ponto foi crucial para o declínio dos notebooks: a mudança de paradigma no mercado de portáteis. Com a popularização dos tablets, o mercado fragmentou-se, deixando os notebooks com público menor. Em 2012 foram vendidos mais tablets do que notebooks nos Estados Unidos e em 2013 essa tendência vai ser mundial.

A principal prejudicada, analisando a longo prazo, não foram as fabricantes de equipamentos, mas a Microsoft, que viu seu poder de seduzir consumidores para compra de notebooks diminuir. E com expectativa de queda nas vendas de notebooks e um aumento extraordinário nas de tablets, de até 64%, a companhia comandada por Steve Ballmer pode se ver em uma situação inédita, ter que dividir o mercado com outras empresas e não ser a líder.

Com informações de The Inquirer

Tags: Hardware, Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!