Notícias

Falha grave faz notebooks da Samsung morrerem ao instalar Linux

Em 2012 um usuário do Ubuntu tentou instalar a versão 12.04 LTS do sistema operacional da Canonical em seu novo ultrabook Samsung 530U3C. O resultado foi catastrófico. O equipamento desligou ao tentar carregar a mídia de instalação e não ligou mais, tendo que trocar a placa-mãe como única solução encontrada pelo suporte da fabricante.

O problema repetiu-se muitas vezes, com muitas pessoas, todos ocorrendo em portáteis Samsung e ao tentar o carregamento com UEFI, conforme relatado launchpad do Ubuntu. Não se sabe ao certo o que está causando o problema, além do fato de computadores Samsung, UEFI e Linux estarem presentes. Mas existe um suspeito. O time de desenvolvedores do Ubuntu entrou em contato com engenheiros da empresa sul-coreana e todos chegaram a conclusão de que o provável causador de tudo seja o módulo samsung-laptop, constante no kernel Linux, desenvolvido por Greg Kroah-Hartman, da Novell, a partir do código fornecido pela Samsung.

Além da Canonical e Samsung, a Intel está analisando o grave problema. A primeira providência foi lançar um remendo para evitar a inicialização usando a (U)EFI nos equipamentos Samsung. A solução já foi integrada aos novos “kerneis” e em razão disso não está acontecendo problemas em imagens de instalação mais novas. Com os esforços das empresas e da comunidade, espera-se que logo tudo esteja perfeitamente bem.

É bom deixar claro que o possível defeito no módulo não afeta somente o Ubuntu, mas todos as distribuições Linux. Portanto, quem quiser instalar o sistema em computadores modelos 530U3C, 300E5C, NP700Z5C, NP700Z7C e NP900X4C, afetados pela falha, torna-se obrigatório usar uma instalação recente, como que a Canonical disponibiliza (imagens diárias de instalação). Além disso, é recomendado usar o Compatibility Support Module (CSM), que simula a tradicional BIOS para que sistemas sem suporte à UEFI.

Samsung Series 9 (1)

Apesar de severo, as desenvolvedores de sistemas operacionais baseados no kernel Linux não estão avisando em suas páginas de download. Quem não tiver lidos as notícias quem falam sobre o assunto, poderá ter seu equipamento inutilizado.

Essa não é a primeira fez que um bug grave é originado por implementações com falha de fabricantes. Em 2007 algumas distribuições, como o Ubuntu, usaram especificações de energia erradas fornecidas pelas próprias fabricantes de computadores, causando um aumento no ciclos de descarregamento da cabeça de gravação dos discos rígidos, originando um desgaste maior do drive. O sistema da Microsoft também não escapou de problemas severos semelhantes. Em 2010 uma falha do driver das placas de vídeo Nvidia para Windows poderiam fazer queimar a placa gráfica e até mesmo processador e placa-mãe.

Com informações de Hardware e The H Open.

Tags: Hardware, Linux

Você também vai gostar

Leia também!