Notícias

Google Reader será descontinuado

Google Reader

Uma notícia inesperada pegou de surpresa nesta noite a grande maioria das pessoas que trabalham ou se divertem utilizando um agregador de feeds RSS: O Google, por meio de seu blog oficial no Blogspot, descreveu para os usuários e leitores mais uma limpeza nos serviços da empresa. Entre alguns serviços pouco importantes para a maioria, algo parecia estar errado: O Google anunciou que estará retirando do ar o Google Reader, leitor e agregador de RSS mais utilizado no mundo, no dia primeiro de Julho de 2013 – daqui a menos de quatro meses.

Google Reader
“O Google Reader não estará mais disponível em 01/07/2013”

O Google Reader foi originalmente lançado no ano de 2005 como um agregador de RSS totalmente hospedado na nuvem: você adicionava seus feeds e os lia diretamente no navegador, unindo a praticidade dos agregadores de feeds com a onipresença e confiabilidade de um serviço hospedado na nuvem. Desde então, vários aplicativos foram criados tendo como base os dados do usuário no Reader, como o NextGen e o Reeder. O fim do Reader representa para muitos o fim de uma era em que os blogs reinavam absolutos como meio de comunicação na internet – muito antes da ascensão das redes sociais. Hoje em dia, o Google Reader era utilizado, em sua maioria, por geeks e editores de veículos de comunicação. Especula-se que o Reader foi abandonado em prol das funções de compartilhamento do Google+, que tem recebido os esforços máximos da empresa. De qualquer forma,  é hora de colocar nossos feeds numa trouxa e procurar um novo lar para eles.

Quer saber onde ler seus feeds com o fim do Google Reader? Felizmente, o Google disponibilizou uma forma de exportar todas as suas assinaturas para importar em outro lugar pelo Google Takeout. E nós vamos te ajudar: Ainda nessa semana, você vai conferir aqui no Guia uma série de opções quentinhas e aconchegantes que os órfãos do serviço poderão usar pra acomodar seus feeds.

2013 tem sido um ano difícil para os serviços web: Primeiro o Posterous, depois o Google Reader. Quem será o próximo a cair?

 

Tags: Destaques, Google, Web

Você também vai gostar

Leia também!