Notícias

Viber, app para realizar chamadas gratuitas, é atualizado e ganha versão desktop

Viber-Logo

Você conhece o Viber? Ele é um aplicativo de troca de mensagens pela internet que usa o número do telefone do usuário como login no serviço, de forma semelhante ao WhatsApp. Porém, ele conta com um grande diferencial em relação ao seu principal concorrente: o Viber também suporta chamadas gratuitas de áudio pela internet (inclusive via 3G), o que o tornava, de certa forma, um rival do Skype também. Hoje, o aplicativo ganhou várias novidades interessantes, sendo as principais delas o lançamento de uma versão desktop para Windows e Mac OS X e uma completa reforma no visual do aplicativo para Android. O Guia do PC testou o aplicativo desktop em sua versão para o Windows 7 e o novo aplicativo móvel para Android e gostou muito do que viu. Confira em nossa breve análise dos aplicativos.

Nós já falamos sobre o Viber antes, num artigo que ensina Como fazer ligações de graça pela internet. Vale a pena conferir.

Viber no Desktop

A adição de um aplicativo para computadores de mesa na família do Viber é muito bem-vinda. Inclusive, um dos recursos mais pedidos pelos usuários do WhatsApp é que o serviço ganhe um aplicativo desktop, e parece que dessa vez a concorrência saiu na frente. O aplicativo desktop do Viber permite fazer chamadas e trocar mensagens com os usuários que foram adicionados pela versão móvel. Aqui cabe um adendo: Mesmo que você só pretenda usar a versão desktop, você precisa cadastrar seu número de telefone pelo aplicativo móvel e adicionar seus contatos por lá. O aplicativo para Mac OS X e Windows tem uma interface bastante limpa e apresenta uma integração com o aplicativo móvel de dar inveja a muito grande serviço por aí (sim, Skype, eu estou falando de você). É possível, por exemplo, transferir chamadas do smartphone para o computador e vice-versa. As mensagens que chegam em qualquer um dos aplicativos são sincronizadas e também aparecem no outro. Dessa forma, você pode começar uma conversa por texto ou áudio no computador e, caso precise sair de casa, por exemplo, pode transferir facilmente para o celular e continuar sua conversa de forma ininterrupta.

Outro recurso que chegou com a versão desktop e é muito bem-vindo são as chamadas de vídeo. Embora o recurso ainda esteja em teste, a qualidade do vídeo é boa e não tivemos problemas como quedas durante nossos testes. Infelizmente, o recurso ainda não é compatível com as versões móveis, mas deve chegar por lá em breve.

Chamadas de vídeo no Viber para Windows.
Chamadas de vídeo no Viber para Windows.

As notificações do aplicativo também funcionaram sem interrupções ou problemas, recebendo as mensagens no computador ao mesmo tempo em que estas chegavam no celular:

Notificacao do Viber no Windows
Notificacao do Viber para Windows

Novo aplicativo para Android

O Viber já marcava presença no Android desde 2011, contando com a maior parte dos recursos disponíveis para o iOS, onde foi lançado, mas só hoje recebeu uma atualização que deixa sua aparência de acordo com as novas guias de visual do sistema: A interface Holo, introduzida com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich. O aplicativo ganhou um visual de dar inveja a boa parte dos aplicativos de comunicação para a plataforma.

Mas as novidades não param no visual! Agora também é possível gravar mensagens em vídeo e enviar pelo mensageiro. Também foram realizadas melhorias no codec de áudio para melhorar ainda mais a qualidade sonora das chamadas e gravações. De resto, podemos ver o suporte aos recursos introduzidos pela versão desktop, como a transferência de chamadas.

O (lindo) novo Viber para Android
O (lindo) novo Viber para Android

O Viber está disponível gratuitamente no desktop para Windows e Mac OS X e nos dispositivos móveis para iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Bada e Symbian. Se você não conhece o Viber ou já conheceu e acabou deixando pra lá, a nova versão é um belo convite para que você dê uma chance ao aplicativo. Vale a pena, de verdade.

Tags: Apps, Downloads

Você também vai gostar

Leia também!