Notícias

PCs também ganharão o novo Kinect

Talvez você nem se lembre mais, mas há pouco mais de um ano, a Microsoft disponibilizou oficialmente para o Windows o Kinect, sensor de movimentos, voz e vídeo originalmente criado para o Xbox 360 com função de navegação no sistema console e utilização em jogos. A versão para computadores tinha algumas adaptações em relação à distância mínima para funcionamento, já que os usuários de computador vão estar muito mais próximos do aparelho do que os usuários do Console. Na ocasião, foi liberada também a primeira versão da SDK do sensor, para que os desenvolvedores pudessem começar a desenvolver software para os mais variados fins utilizando a avançada tecnologia do Kinect. Sim, a versão para PCs foi liberada com o objetivo de aguçar os desenvolvedores, e nada muito além disso – tanto é que você provavelmente nem ouviu falar dele depois disso.

Esse é o novo Kinect do Xbox One
Esse é o novo Kinect do Xbox One

Por outro lado, se você não passou os últimos dias dentro de uma caverna, provavelmente sabe que a Microsoft anunciou a nova geração do Xbox, o Xbox One – e com ele, a nova geração do Kinect, que passa a ser um componente presente em 100% dos consoles. E a empresa não perdeu tempo: Hoje foi publicado um texto no Blog oficial do Kinect para Windows na MSDN que anunciava a chegada do novo sensor também nos computadores no próximo ano. Isso irá trazer todas as melhorias do novo sensor para o Windows, como a detecção mais precisa e as melhorias no reconhecimento de voz.

Novo sensor Kinect em funcionamento
Novo sensor Kinect em funcionamento

O que ainda não sabemos se desta vez o Kinect também será utilizado para fins de entretenimento. No post de anúncio, nada é mencionado sobre a presença de jogos compatíveis com a tecnologia no computador. Aliás, a palavra “entretenimento” só é citada ao falar da versão do sensor para o Xbox One. Infelizmente, a impressão passada é de que o novo Kinect for Windows terá o mesmo destino do primeiro, sendo utilizado para fins de, entre outros, pesquisa e acessibilidade. Mas você há de convir que seria interessante ver jogos compatíveis com o Kinect também no PC. Aguardemos.

Tags: Gadgets, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!