Notícias

Uso do Facebook Messenger será gratuito para clientes da Oi

Se o seu celular roda o iOS ou o Android, os dois sistemas móveis mais relevantes atualmente, e você utiliza o Facebook, é bem provável que você faça uso do Facebook Messenger para conversar com seus amigos através do sistema de chat da rede social. Embora o tráfego utilizado por um aplicativo desse tipo seja bem pequeno, seu uso acumulado durante um mês pode chegar a uma quantidade de dados considerável, o que pode ser prejudicial aos que usam um plano com um limite pequeno para sua franquia de dados. O gasto também pode ser alto para os usuários pré-pagos que pagam por dia de internet utilizado, já que podem pagar o valor de um dia inteiro para mandar duas ou três mensagens pra sua mãe falando o quanto você ama ela ou esqueceu de lavar as louças.

Facebook Messenger no Android
Facebook Messenger no Android

Felizmente, graças a um acordo fechado entre a operadora Oi e o Facebook, a partir de hoje, o tráfego dentro dos servidores do Facebook Messenger não será cobrado ou deduzido da franquia de dados do usuário. Tal acordo foi fechado a vários meses atrás com dezenas de operadoras de telefonia móvel no mundo, dentre as quais a única brasileira presente era a Oi.

O uso gratuito inclui o suporte ao envio e recebimento de fotos e vídeos pelo chat, contudo, é melhor ser vigilante em relação ao uso do Facebook em si, e não do Messenger: A navegação na rede social continua sendo cobrada normalmente, apenas o Messenger passa a ser gratuito, de forma semelhante à realizada pela TIM com o finado Windows Live Messenger (descanse em paz) em seu plano TIM Beta. Como dito anteriormente, os usuários da operadora já podem começar a usufruir do recurso, que, por ora, só está garantido pelos próximos três meses, cabendo ao Facebook e à Oi a renovação do contrato no fim do período. Em um cenário ideal, as empresas concorrentes no Brasil também buscariam esse tipo de parceria para popularizar seus serviços e ganhar mais clientes. Cenas dos próximos capítulos, esperamos.

Tags: , Internet, Telecomunicações

Você também vai gostar

Leia também!