Notícias

A face por trás do BitCoin

A revista Newsweek acaba de desvendar um dos grandes mistérios que cercam o bitcoin: a identidade de Satoshi Nakamoto. Esse mistério é na realidade muito mais simples do que todas as lendas que circularam sobre o criador da moeda virtual mais famosa do mundo. Nakamoto tem 64 anos de idade, vive no subúrbio de Los Angeles e tem lutado para permanecer anônimo. Na verdade, a Newsweek só conseguiu entrar em contato com ele através de sua paixão, trens de brinquedo.

O Criador da Moeda é um engenheiro que se tem mantido rigorosamente no anonimato. O encontro com a revista só foi possível depois que ele ligou para a polícia visto que estava sendo incomodado pela mesma. Ele disse: “Eu não estou envolvido nisso e eu não posso falar sobre isso. Ele foi transferido para outras pessoas. Eles estão no comando agora, eu já não tenho qualquer ligação“. Essas foram as únicas palavras que Nakamoto falou sobre o BitCoin. Seu anonimato era tão grande, que nem mesmo sua família sabia de qualquer envolvimento dele com o BitCoin.

3670-3-7-fe0108-bitcoin-04-600x450

 

O pouco que se sabe de Nakamoto foi obtido por meio de familiares e amigos de trabalho. Ele nasceu em 1949, em  Beppu, Japão. Quando tinha apenas 10 mudou-se para califórnia com sua mãe e irmãos. Sua família o descreve como extremamente inteligente, mal-humorado que zelava pela sua privacidade. Seu próprio irmão o descreveu como tendo hobbies extravagantes e estranhos. Sua aptidão para a matemática e as ciências eram evidentes desde a infância e desde sempre o sigilo foi algo que ele procurou.

Por exemplo, nos últimos 40 anos, Nakamoto não tem usado o seu nome. Aos 23 anos, logo após terminar a faculdade na Universidade Politécnica de California, mudou seu nome para Dorian Prentice Satoshi Nakamoto e tem geralmente assinado como Dorian S. Nakamoto. Depois de se formar, começou a trabalhar para a Hughes Aircraft, a lendária empresa fundada pelo bilionário Howard Hughes (quem lançou Leonardo DiCaprio no filme de 2004, O Aviador, dirigido por Martin Scorsese). Ele então se mudou para o leste e começou a trabalhar como engenheiro para a Corporation of America, uma empresa dedicada a sistemas de defesa eletrônica, muitas vezes em projetos secretos.

casadenakamoto

Já em 1987, Nakamoto voltou para a Califórnia com sua esposa e trabalhou como engenheiro em diversas empresas, mas foi demitido algumas vezes e passou por problemas econômicos. Já em 2000, retornou a Nova Jersey e trabalhou para a Administração Federal de Aviação (FAA), trabalhando em segurança e comunicações pouco antes do ataque de 11 de setembro. Quando seu contrato terminou, ele voltou para a Califórnia, onde ele não teve empregos fixos.

O pai da moeda estava cansado de taxas bancárias que ele tinha que pagar para comprar seus trens para sua coleção, muitos deles obtidos na Inglaterra e no Japão. Desde então, sua identidade tem sido uma lenda que tem alimentado mitos, desde programas secretos da NSA a gênios do FMI. Uma vez que é sabido que Nakamoto é real, uma pessoa de carne e osso, a pergunta é óbvia: por que não fazer uso dos milhões de dólares em bitcoins e manter uma vida simples?

A chave, de acordo com aqueles que o conhecem, pode ser muito simples: ele não quer participar da loucura que se tornou uma moeda criada antes de seu descontentamento com os bancos e o governo. Usar a sua fortuna o colocaria imediatamente sob os holofotes e isso é o que ele tem evitado a vida toda.

Tags: Destaques, Notícias

Você também vai gostar

Leia também!