Notícias

TecBan e Lina firmam parceria para fortalecer o Open Finance no Brasil

A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas, acaba de fechar parceria com a startup Lina a fim de acelerar o desenvolvimento do Open Finance no Brasil.

“Desde que o sistema aberto foi implementado no País, há três anos, a TecBan e a Lina passaram a apoiar as instituições financeiras e fintechs com toda infraestrutura e conectividade necessárias para que elas pudessem operar de acordo com a legislação, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e integrando os sistemas ao Open Finance. Ambas sempre trabalharam pelo aprimoramento da plataforma, criando soluções que possibilitam o compartilhamento de dados, e, agora, por meio desta parceria, somam suas expertises para atuarem juntas no desenvolvimento de serviços ainda mais customizados e fáceis de se adequar a qualquer evolução regulatória”, explica Rogério Melfi, gerente de Open Finance na TecBan.

De acordo com o especialista, o Open Finance facilita a troca de informações entre instituições financeiras, fintechs, seguradoras e insurtechs, o que reduz a complexidade e acelera a integração. Isso permite uma gestão mais ágil de pagamentos, com redução de burocracias, beneficiando tanto operações físicas quanto digitais.

As vantagens do Open Finance estendem-se a outros serviços, incluindo a realização de pagamentos em uma única plataforma, oferecendo praticidade nas transações e vantagens como condições de crédito mais favoráveis, maior agilidade e eficiência na concessão de empréstimos, redução de custos e maior transparência.

Como uma empresa que opera há mais de quatro décadas sendo uma plataforma multibanco e multiacesso, que tem ampliado sua atuação em colaboração com outros players do setor, a TecBan se tornou uma verdadeira facilitadora no caminho da transformação digital e adoção de novas soluções, pois acredita e aposta na inovação aberta.

“Do físico ao digital, a TecBan processa com segurança e eficiência as solicitações de milhões de clientes, todos os dias. Portanto, conhecemos cada um dos desafios desse ecossistema e era natural que fossemos pioneiros na implementação do Open Banking/Finance no Brasil. De maneira que também consideramos muito saudável a aproximação com parceiros estratégicos, que vão aprimorar ainda mais o sistema aberto em todo território nacional”, pontua Melfi.

Criada em 2019, a Lina nasceu da junção de um time de especialistas de diferentes áreas do mercado financeiro. Sendo que em 2023, a fintech especializada em infraestrutura tecnológica para a economia de compartilhamento de dados, dobrou sua carteira de clientes no Open Banking, atingindo a marca de 100% de crescimento. E consolidou sua posição de liderança no Open Insurance, com 30% de participação de mercado.

“Nosso objetivo é a integração de sistemas e o compartilhamento seguro de dados e serviços, apoiando nossos clientes com soluções que atendem desde os processos de conformidade regulatória, já que nossa atuação é no ecossistema regulado, até as necessidades relacionadas à inteligência de dados”, destaca o CEO da Lina Open X, Alan Mareines.

Hoje, a Lina tem mais de 30 clientes utilizando as soluções de conformidade regulatória e inteligência de dados no Open Finance (Banking, Insurance & Investment), com um portfólio que abrange algumas das principais seguradoras do país, além de instituições de pagamento, fintechs e cooperativas de crédito e bancos de todos os tamanhos.

 

Você também vai gostar

Leia também!