Notícias

Após aulas de tecnologia, 85% dos pais enxergam melhora na criatividade, lógica e confiança dos filhos

O excesso de uso de telas está preocupando famílias ao redor do mundo e o incômodo não é à toa; afinal, 24% dos jovens afirmam terem acessado a internet ainda na primeira infância, de acordo com estudo TIC Kids Online Brasil de 2023. Uma das alternativas para tornar a relação com tecnologia mais saudável são as aulas de programação e robótica, que ensinam aos jovens os conceitos de lógica de programação, algoritmos, criação de games e aplicativos e a utilização de circuitos eletrônicos. A prova que esse ensino tem surtido efeitos positivos é que 85% dos pais de alunos e ex-alunos da escola Ctrl+Play dizem ter notado mudanças nas habilidades dos filhos.

A pesquisa foi realizada com 904 participantes, entre eles, 49% destacaram melhora na criatividade, 47% destacaram melhora no raciocínio lógico e 33% destacaram melhora na autoconfiança. As aulas fazem com que crianças e adolescentes ressignifiquem sua visão sobre tecnologia, mudando seu comportamento perante a ela e tornando essa relação mais proveitosa.

Mesmo que os pais limitem o tempo de tela entre os mais novos, é natural que os filhos tenham contato próximo com dispositivos eletrônicos à medida que crescem. Considerando o inevitável, a proposta da Ctrl+Play é usar a tecnologia a favor do desenvolvimento das crianças.

Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play

“Não podemos vilanizar a tecnologia, já que existem muitas áreas dentro dela a serem exploradas. É claro que tudo em excesso faz mal, por isso a necessidade do equilíbrio. Mas, ao aprender sobre ela, entender seu funcionamento e as múltiplas possibilidades, o jovem passa a cultivar outro tipo de relação, fortalecendo habilidades primordiais para seu desenvolvimento pessoal e até profissional”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play.

Inserir esse tipo de habilidade desde muito cedo cria espaço para que o aluno explore a capacidade de resolver problemas; aprimore seu potencial argumentativo, crítico e de comunicação; fortaleça a responsabilidade e estimule a concentração. Além disso, permite pavimentar o caminho de uma trajetória profissional de sucesso, exercitando a capacitação inteligente de tecnologia, inglês e trabalho em equipe. Aliás, muitos dos alunos que entram na escola já chegam com o desejo preexistente de trabalhar na área de TI, segundo 67,2% dos pais.

As aulas são destinadas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com opções de cursos online e presenciais. O ensino é feito a partir de uma metodologia pedagógica exclusiva, que contempla as habilidades mais importantes levantadas pela ONU e pelo Fórum Econômico Mundial. Assim, ao longo das aulas, os alunos utilizam ferramentas com linguagens de blocos (uma abordagem visual que remete a peças como as de Lego para ‘construir’ códigos), que servem para facilitar o aprendizado da lógica de programação. Com o passar das lições, o aluno vai entrando em linguagens de mercado, como Python, HTML5, CSS3, Java Script, JQuery e outras.

O que motiva a procura pela escola é o interesse prévio dos filhos pela área de games e tecnologia, conforme apontam 64% dos pais. Esse fato motivador é a premissa de muitos jovens que, ao se interessarem por jogos, sites e programas, querem aprender mais sobre como desenvolvê-los.

“Por meio da tecnologia, os jovens podem enxergar seu potencial criativo e se posicionar como protagonistas da sua história. Mais do que isso, podem se identificar como um criadores de algo concreto e com o qual fantasiavam, como construir robôs”, complementa Nóbrega.

Você também vai gostar

Leia também!