Notícias

Mac menos seguro que Windows?

Na semana passada, uma coisa deixou curiosos (para não dizer “confusos”) os fans do sistema operacional da Apple. Comparando dados da Secunia, um articulista da ZDNet, George Ou, chegou à conclusão de que o Mac OS X tem mais vulnerabilidades que o Windows. Hein?

Para fazer a comparação, ele compilou dados de vulnerabilidades entre as versões XP e Vista do Windows, e Mac OS X, no ano de 2007. Resultado? Uma média de 4 vulnerabilidades por mês por parte do Windows contra 20 do Mac! E pelas contas, as falhas encontradas no Mac são mais críticas que as do Windows!

Como assim? Para chegar a estes números, George teve que fazer uma junção de falhas do Vista e o XP, porque a Secunia não faz separação entre as diferentes versões do sistema da Apple, então ele assumiu que, usando números do corrente ano, poderia encontrar estatísticas mais ou menos certeiras. Isso, logicamente, interferiu nos resultados.

Primeiro, é preciso levar em consideração alguns fatos:

  • 1. A primeira versão comercial do Mac OS X data de 2001, o mesmo ano em que o Windows XP foi lançado. Em 1999, já havia uma versão de testes, o Cheetah, um release interno da empresa. Se alguém ainda roda o Cheetah em sua máquina, a Secunia vai contabilizar as vulnerabilidades dele também, pois ela não divide os números.
  • 2. Muita gente (muita gente MESMO) ainda possui Macs de modelos mais antigos, como iMacs G3 e G4. Até o início deste ano, a Posigraf utilizava PowerMacs G4 rodando Jaguar, o Mac OS 10.2 – máquinas estas que foram doadas à universidade do Grupo Positivo (meninos, eu vi). Máquinas velhas devem rodar o sistema que aguentam – não adianta nada tentar rodar o Tiger num iMac G3, é perda de tempo.
  • 3. Ao contrário do que acontece quando novas versões do sistema operacional da Microsoft são lançadas, o Mac OS é imediatamente adotado pelos usuários. Isso ocorreu em todos os lançamentos, e acontecia até nos sistemas Apple da era pré-Unix. Enquanto isso, o Vista ainda caminha a passos lentos…

Os números assustam? Muito! Eu mesma fiquei indignada ao ler a notícia, mas ao analisar os critérios utilizados, vi que não há com o quê se preocupar. Stay tuned!

Fonte: ZDNet [via CyberNet]

Tags: Apple, Microsoft, Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!