Notícias

Campus Party 2009 – “Desafio Maddog”

Hoje, às 20h, serão entregues os trabalhos produzidos pelos participantes do Desafio Maddog na Campus Party 2009. Os três primeiros colocados serão premiados com algumas belezinhas que muitos nerds adorariam ter. O autor do melhor projeto poderá escolher entre um Indamixx Portable Studio ou uma viagem ao Japão, para conhecer a Linux Foundation.

Maddog - Guru do Software Livre
Maddog - Guru do Software Livre

Aliás, uma boa pergunta: do que se trata isso tudo? Muito simples. A Campus Party, famosíssimo evento de tecnologia que está acontecendo em São Paulo, reúne diversos elementos da informática, em uma semana repleta de atividades. Algumas figuras ilustres estarão lá, entre elas, o diretor executivo da Linux International e notório defensor do sistema, Jon “Maddog” Hall.

Neste ano, o adorado velhinho do mundo open-source propôs o desafio de desenvolver aplicações em multimídia – pode ser um áudio ou vídeo de pelo menos um minuto – usando apenas software livre, sobre o seguinte tema: Porque gosto de Linux? Para esta tarefa, 16 pessoas se cadastraram, e têm até hoje para entregarem o projeto pronto, em CD ou DVD, sob a licença Creative Commons e em formato aberto, para ser avaliado por uma comissão.

Indamixx Portable Studio
Indamixx Portable Studio

Os prêmios são para lá de interessantes. O primeiro já foi mencionado. O segundo colocado irá levar um notebook para edição de áudio e vídeo, também da Indamixx, e o terceiro, um prêmio de consolação fone de ouvido especial para quem trabalha com audiovisual. Além disso, todos os participantes receberão menção honrosa, três meses de assinatura da revista Linux Magazine e um ano de hospedagem gratuita na Hostnet.

Dentre os softwares a serem utilizados, podemos citar o Blender, o Cinelerra, Kino, Gimp, Ardour e o Audacity, alguns disponíveis em várias plataformas. Os projetos correm sob sigilo e os vencedores serão conhecidos somente no sábado, dia 29 – pela demora, parece que vão debugar os trabalhos para terem certeza de que nada proprietário foi usado.

Não sei de vocês, mas eu estou bastante curioso para saber o que foi produzido pelos inscritos.

Fonte: PSL Brasil

Tags: Eventos, Linux

Você também vai gostar

Leia também!