Notícias

Google Chrome no Linux já tem data prevista

Depois de liberar a versão beta do Chrome 2.0, a gigante Google planeja lançar as versões para Linux e Mac já no mês de junho. A ausência do navegador nestas duas plataformas sempre foi razão de choradeira entre aqueles que adotaram o pinguím como sistema principal, ou simplesmente resolveram comprar um Mac.google chrome logo oficial

Mas, novidades estão a caminho. Não só há uma versão para Linux planejada, como foi confirmado o uso do toolkit GTK+ em seu framework. Isto significa que o Chrome não será um simples port da versão Windows usando Wine, mas ganhará uma visual nativo do sistema.

Ben Googder, responsável pelo desenvolvimento da interface do Chrome, explicou que o navegador para Linux seria, a princípio, um clone da versão Windows. Mas, como a equipe que trabalha com o pinguím pleiteou o uso do toolkit GTK+ na UI (sigla em inglês para Interface de Usuário), a empresa resolveu seguir mesmo por este caminho.

Um email enviado ao grupo do Chrome questionou sobre o porque não foi usado o QT como framework para o navegador, alegando que o toolkit é multi-plataforma e apresenta um visual agradável em qualquer sistema, mesmo no Gnome. Mas, Googder respondeu que eles evitaram o uso do QT porque, embora “possa oferecer superficialmente um visual nativo em várias plataformas, quando se vai um pouco mais além, ele se mostra problemático. É como se estivesse falando com um sotaque estrangeiro.

Aliás, esta sensação de sotaque estrangeiro é uma verdade. Que digam os usuários Linux usando o Picasa, por exemplo. É rápido e funciona, mas eu não consigo usá-lo no Ubuntu de jeito nenhum. Sua interface não é nada agradável para quem está acostumado com o ambiente do Gnome, pois a gambiarra usada para fazê-lo funcionar no Linux lembra o visual de um sistema operacional de 10 anos atrás.

Já para o Mac, Goodger explica que as APIs de desenvolvimento de UI da Apple estão muito evoluídas e contam com uma série de recursos fantásticos a serem utilizados. Por isso sempre esteve planejado o desenvolvimento de um Chrome nativo para o OSX.

Nos resta agora aguardar, e torcer para que não ocorra nenhum atraso.

Fonte: OSNews

Tags: Apple, Google, Linux

Você também vai gostar

Leia também!