Análises

Review: Format Factory

Há algumas semanas, na coluna Dicas para Linux, falamos sobre o Format Junkie, um software para Linux muito útil para quem quer ou precisa fazer conversões nos mais variados formatos de mídia, como vídeos, imagens e áudio. Desta feita, na coluna Review da Semana vamos analisar um programa similar, mas voltado para o Windows. Trata-se do Format Factory, o canivete suíço da conversão de mídias. Com ele você pode não só converter de/para vários formatos, mas também fazer pequenas edições nos arquivos, como tempo de inicio, tempo de término, adicionar marcas d’água, fundir legenda com o vídeo etc.

Analisaremos suas funções, sua interface e a forma como ela ajuda (ou atrapalha) os usuários e se ele cumpre com tudo o que promete. Vamos ver do que esse Format Factory é capaz de fazer e se ele é útil tanto para usuários avançados quanto para leigos. Vamos lá?

Instalação

O instalador vem num arquivo *.zip de cerca de 50MB. Descompacte com algum programa como o WinRar ou o WinZip e então execute o arquivo de instalação, que vai abrir o tradicional assistente de instalação do Windows. Cuidado nos procedimentos, pois ao final da instalação ele deixa marcado por padrão uma opção de instalar um tal de “V9” no seu navegador. Desmarque essa opção e finalize a instalação sem medo.

Format Factory - Instalação

Se você baixar o Format Factory de algum outro servidor de programas, pode ser que ele venha com outros crapwares, portanto, bastante atenção ao instalar esse programa. Abaixo, segue o link para o instalador. Baixe sem medo.

Download| Format Factory

Interface

A interface do Format Factory se divide numa barra lateral com os menus de cada tipo de mídia expostos. São eles: Vídeo, Áudio, Imagem, ROM Dispositivos DVD/CD/ISO e Avançado.  Em cada seção, encontram-se os formatos que o programa trabalha. Veja uma lista deles:

  • Vídeo: Converte para dispositivos móveis (formatos aceitos por Android/Windows Phone/iOS), MP4, AVI, 3GP, RMVB, GIF (formato de imagem animada), WMV, MKV, MPG, VOB, MO, FLV e SWF.
  • Áudio: MP3, WMA, FLAC, AAC, MMF, AMR, M4A, M4R, OGG, MP2, WAV e WavPack.
  • Imagem: JPG, PNG, ICO, BMP, GIF, TIF, PCX e TGA.
  • Dispotivos DVD/CD/ISO: DVD para arquivo de vídeo, CD de musica para aquivo de áudio, CD/DVD para ISO/CSO e ISO<–> CSO.
  • Avançado: Fusão de vídeo, Fusão de áudio, Your Language (sobrepoe o audio de um video com outro arquivo de audio) e informações de Arquivo de mídia.
Interface do Format Factory
Interface do Format Factory

Na barra superior ficam as opções de Remover, Limpar Lista, Parar a Conversão, Iniciar a Conversão e acesso as opções e um atalho para a pasta padrão para onde os arquivos convertidos vão. Na barra de menus ficam as opções para Tarefas como iniciar ou parar a conversão, atalhos para as opções e o botão de sair ou minimizar para a bandeja do sistema, perto do relógio. O software também tem opções para mudar o esquema de cores da interface no menu Peles, mostrando que a tradução para o nosso português foi feita de forma literal e um menu para selecionar o idioma do programa, mas por padrão usa-se o português.

Format Factory tanto acerta como erra em sua interface. Ela é de certa forma bonita, com seus tons de azul e possui botões bem sinalizados e grandes, o que facilita o uso até mesmo para quem nunca teve contato com softwares do gênero. Além do mais, todos eles são auto-explicativos, o que só reforça a sua forma intuitiva de ser. No entanto, a forma como eles inseriram propagandas é que foi ao problema. Elas ficam ao lado do nome do programa, no centro, e usam ícones que destoam da interface como um todo. Também é fácil clicar acidentalmente sobre eles, abrindo um navegador próprio do programa, baseado no famigerado Ask e que te traz uma indeseja penca de progragandas. Nesse aspecto, o software leva um ponto negativo. Mas sua interface como um todo nos agradou.

Funcionalidades

Além de converter pra diversos formatos de mídia, o Format Factory pode fazer isso para múltiplos arquivos: isso significa que vários arquivos de diferentes formatos podem ser todos convertidos para um formato só tudo de uma vez! Legal né?  O Format Factory ainda permite que você edite a hora que o vídeo começa e termina para cortar alguma coisa indesejada do começo ou do fim. Também é possível adicionar uma marca d’água no vídeo que você quer editar e alterar a fonte do canal de áudio para o som sair dos dois lados, na fonte de som do lado esquerdo, do lado direito ou nenhum lado, tirando o som do vídeo.  Individualmente, você pode adicionar arquivos de legenda, fixando-os ao vídeo, alterar o FPS, o tamanho, taxa de  bits, e aumentar o volume do vídeo, adicionando ou removendo decibel.

Format Factory - Propriedades
Alterando propriedades antes de converter

Nas funções de DVD/CD/ISO, você pode extrair um DVD para arquivo de vídeo e CD para arquivo de áudio, se houverem arquivos de áudio, claro. Também é possível converter um DVD/CD para uma imagem *.iso ou *.cso. Muito prático. No menu debaixo, as opções avançadas permitem que você faça a fusão de dois ou mais vídeos ou arquivos de áudio e a função “Your Language” permite trocar o áudio de um vídeo com outra faixa de áudio de tamanho semelhante.

Format Factory realmente impressiona pela sua quantidade de opções disponíveis. Com certeza ele não te deixará na mão quando você precisar converter algum arquivo, seja ele imagem, vídeo ou música. Fuçando um pouco mais nas opções avançadas, descobre-se verdadeiras pérolas que podem dar ao seu vídeo um aspecto bem profissional. E o mais impressionante de tudo, é que mesmo com tantas opções, o software continua de fácil manuseio, sempre simples e intuito.

Desempenho

Nada muito comprometedor aqui. O Format Factory demorou cerca de 2 minutos para converter um vídeo de 200 MB do formato MP4 para AVI num Phenom II 955BE X4 3.2 Ghz usando apenas um núcleo . Se foi rápido ou não? Fica a seu critério. O maior influenciador nesse quesito não é o software em si, mas o processador que converte os arquivos. Se apenas uma conversão estiver em execução, é provável que ao computador dê conta sem problemas. Mas quanto mais arquivos você colocar para serem convertidos simultaneamente mais ele vai pesar e, consequentemente, demorar. Máquinas simples, de entrada, geralmente aquelas que contam com processadores Atom ou Celeron podem engasgar até mesmo quando apenas um arquivo está em execução.

Escreva nos comentários como foi o desempenho do programa com você. Nesse caso fica uma coisa muito relativa, mas gostaríamos de salientar que o Format Factory permite MultiThreading, usando mais de um núcleo do processador para  acelerar ainda mais o processamento, caso queira um processo de conversão mais rápido. Mas não espere com isso poder realizar outras tarefas em sua máquina.

Format Factory - Vídeos Convertidos
Videos convertidos

Conclusão

Definitivamente um “must have” se você tiver centenas de vídeos e quiser passar para o celular ou unificar tudo num formato só. Também essencial para caso você precise fazer o backup de um DVD/CD no computador e transferir os arquivos para um pendrive ou Smartphone. Um software bem simples e poderoso para tarefas rotineiras com vídeos ou músicas. A interface não é lá muito bonita, mas as funcionalidades e o espectro de formatos que os arquivos podem ser convertidos compensa isso. Mesmo que você não necessite realizar conversões de arquivos com frequência é um programa para sempre se ter à mão. Ainda mais hoje que cada vez mais televisores vêm com entradas USB, é muito cômodo colocarmos um filme ou uma lista de música no pendrive e querermos executar na TV. Assim, aprovamos e recomendamos o uso do Format Factory.

Esta foi a nossa coluna Review da Semana. Esperamos sinceramente que tenha gostado. Se tiver qualquer dica ou sugestão para melhorarmos a forma como fazemos os nossos reviews, por favor, nos diga através dos comentários. Estamos querendo sempre melhorar cada vez mais. Caso tenha algum software que deseja que nós façamos a análise, também é só indicar nos comentários ou mandar um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Teremos o maior prazer em considerar a sua sugestão. Mas enquanto isso, que tal dar uma olhada em outras análises que já fizemos antes?

Tags: Destaques, Downloads, Review da Semana, Software

Você também vai gostar

Leia também!