O comprometimento com a inovação e com a oxigenação que ela promove é algo obrigatório na atualidade para nos adaptarmos às mudanças em curso. E quanto mais mudanças tecnológicas, comportamentais, econômicas e políticas acontecem, mais se torna necessária essa adaptação.
É o que defende Arthur Igreja, escritor e cofundador da plataforma AAA Inovação, um dos palestrantes de destaque da segunda edição do CoopsParty Summit, que acontece neste mês, no Centro de Convenções PUC, em Goiânia. O tema da sua palestra será “O melhor da tecnologia com o melhor das pessoas”. Em sua apresentação, Arthur explora um dos temas mais comentados deste ano: a inteligência artificial (IA) e suas aplicações no dia a dia.
“O importante é usar a tecnologia certa no lugar certo, ou seja, nas questões mais transacionais, mas sem perder o lado humano. Tem muitas empresas que acabam fazendo o contrário, colocam pessoas em lugares em que a tecnologia poderia ir melhor e usam a tecnologia em lugares que tem mais valor relacional”, diz.
“As cooperativas e demais organizações precisam desenvolver esse esforço, que é crescente, na medida em que as transformações à nossa volta também são crescentes”, alerta. O escritor diz que busca mostrar em suas palestras como equilibrar o uso da vanguarda da tecnologia com a humanização.
“A IA generativa pode ser utilizada de inúmeras maneiras: na busca por mais produtividade e na otimização dos processos, por exemplo. Ela nos permite expandir as nossas capacidades e habilidades. Uma pessoa não precisa, necessariamente, saber programação para desenvolver um software; ela pode fazer isso com apoio dessa tecnologia”, explica.