Caro amigo Abel,
Espero que você me dê uma solução para meu problema. Instalei o Nero 9 em minha máquina com S.O. Windows XP. Começou a dar problemas e aí desinstalei pelo CCLEANER. Só que não foi totalmente desinstalado. Aí, em consulta na Internet, usei outro programa para tentar a total desinstalação (Revo uninstaller). Parecia que tudo estava limpo, só que quando fiz uma pesquisa, achei ainda a pasta do Nero e quando tento entrar em um vídeo aparece a seguinte mensagem: “This program requires the file advrcntr2.dll, which was not found on this system”. Não consigo desinstalar porque não aparece mais como desinstalar e nem consigo apagar pastas que ficam em “Arquivos de Programas”. Será que pode me ajudar? Não quero formatar meu PC! Obrigado. Jose Alberto.
José Alberto,
No próprio site do Nero existe um programa para remover os programas (Nero General Clean Tool). Se não funcionar, tente instalar o Nero novamente e depois usar o Clean Tool. Deve resolver. Um grande abraço.
Prezado Abel,
Ao ler uma de suas colunas a respeito do reconhecimento pelo Windows (32 bits) XP e Vista de somente 3,3GB e a partir de 4GB no Windows de 64 bits, acabei por ter uma dúvida. Se adquirisse um sistema de 64 bits, os meus softwares que rodo atualmente em Windows XP de 32 bits (Office, CorelDraw, Sotware de CAD, etc.) teriam todos que ser de 64bits? E também haveria hardware específico (processador, placa mãe e memória) para que este sistema operacional rodasse adequadamente? Há versões do Linux de 64 bits? Outra dúvida: Ao montar um HD, para particioná-lo pela 1ª vez, o que devo fazer para que seja instalado 2 SO´s (Windows e Linux): há um software específico para tal realização ou quando do uso de um destes SO´s durante o particionamento, existe a opção pela instalação de um outro sistema operacional. Abraços, Roberto.
Caro Roberto,
Para usar um sistema operacional de 64 bits, você precisa de um processador compatível. Quase todos os processadores atuais são processadores de 64 bits (apenas os mais simples como Atom, por exemplo, ainda são de 32 bits). Um sistema operacional de 64 bits é apenas a “primeira camada” de software, mas o ideal é que todos os aplicativos sejam de 64 bits. Como isso ainda não é comum, os sistemas operacionais de 64 bits permitem que você utilize os programas de 32 bits. Neste caso, porém, você não pode utilizar todas as vantagens dos 64 bits. Quanto ao particionamento, se você instalar o Windows em uma máquina e logo depois uma distribuição Linux, esta última deve instalar o Linux em uma partição separada com escolha do SO na hora do BOOT. Espero ter ajudado. Um grande abraço.
Olá Abel,
Tenho um computador que uso basicamente para acessar a internet e guardar meus arquivos (ou seja, sem muita capacitade). Mas o HD está quase todo cheio de arquivos (documentos, fotos, músicas e vídeos)e com isso o computador anda ‘travando’ muito. Um colega (mais entendido do assunto) se dispôs a me emprestar/doar um HD de 20 Gigas e instalar nesse HD o Windows deixando o meu HD só com os meus arquivos, como uma espécie de Backup. Apesar de não entender muito do assunto tenho a impressão que ao acessar meus arquivos no HD cheio, ainda assim o computador continuaria lento. A minha pergunta é: se eu usar o HD de 20 G de meu colega só para o Windows e os programas necessários, e usar o meu HD de 40 G, que veio com o PC, como um Disco Removível para guardar e acessar meus arquivos, se resolveria a lentidão do meu PC. Isso traria mais riscos aos meus arquivos ou teria o mesmo risco? Parabéns pela coluna. É sempre instrutiva! Saulo Dias.
Saulo,
Acrescentar mais espaço de armazenamento em seu computador não vai deixá-lo mais rápido. Mas, realmente, 20 GB é pouco espaço e com o tempo fica faltando espaço até para a memória virtual do Windows (o que pode acusar alguma lentidão no sistema). Se você usar os 20 Gb para sistema e 40 GB para dados, pode ter um pequeno ganho de desempenho. No seu caso, porém, seria interessante deixar o mínimo possível de programas (aplicativos e utilitários) instalados no Windows, para tentar manter o computador um pouco mais rápido. Um grande abraço!