Artigos

A História do PlayStation

PlayStation

Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a Sony fez um anúncio extremamente relevante para todos os gamers e fãs de tecnologia do mundo: Depois de pouco mais de 6 anos de lançado o PlayStation 3, a empresa japonesa anunciou o PlayStation 4, novo console de mesa que vem para representar a Sony na briga pelo reinado da oitava geração de consoles. Em meio a esse evento tão importante para a história dos videogames, é interessante lembrar de todo o percurso que o consagrado PlayStation percorreu até sua quarta versão. Prepare-se para uma viagem que voltará muitos anos no tempo, numa narrativa que tentará contar um pouco da rica história do PlayStation, que muitas vezes se confunde com a evolução dos videogames através do tempo.

Pré-Playstation [Até 1994]

Alguns anos antes do PlayStation ser sequer conhecido pelo público, os consoles estavam em sua terceira geração. Os consoles de 8-bit eram um sucesso no mundo todo, e o NES da Nintendo e o Master System da SEGA eram os principais destaques da geração, que foi o berço de jogos que têm muitos fãs até hoje! Nessa época, a Nintendo estava trabalhando na criação do que viria então a ser o Super Nintendo, sucessor do NES. Durante o seu desenvolvimento, alguns componentes do console precisavam ter sua produção terceirizada, e é aí que acontece a primeira aparição da Sony no mundo dos videogames: A futura criadora do Playstation foi encarregada da produção do chip de som utilizado no Super Nintendo. Isso acabou despertando a atenção de alguém: Ken Kutaragi, considerado até hoje o criador do PlayStation, viu no ramo de videogames uma boa oportunidade para a Sony abocanhar uma parte do mercado.

SNES com CD-ROM
Como seria o Super Nintendo com suporte a CD-ROM

Ele não poderia estar mais certo. Enquanto a Sony planejava o melhor a se fazer pra entrar na briga, os consoles já consolidados no mercado chegavam em sua quinta geração. A Nintendo terminou o desenvolvimento de seu console e, nesse ponto da história, o mercado de games em todo o mundo foi dominado pelo Mega Drive (também conhecido como Genesis) e pelo Super Nintendo (lá conhecido como Super Famicom), que imperava absoluto. Foi nesse ponto que a Sega resolveu inovar e lançou o Sega CD, um acessório para o Mega Drive que possibilitaria a reprodução de jogos em formato CD-ROM, resultando em jogos de maior qualidade. A Nintendo, temendo que a Sega tomasse as rédeas da competição, procurou alguém que pudesse desenvolver uma unidade leitora de CDs para o Super Nintendo. Sim, isso mesmo: A escolhida, novamente, foi a Sony. Mas dessa vez, a parceria não terminou muito bem: houveram alguns desentendimentos entre as duas empresas (porque a Sony queria usar o Super Nintendo para entrar no mercado de videogames) e essa parceria teve um fim. A Nintendo anunciou que estava desenvolvendo um leitor de CDs em parceria com a Philips e a Sony… bem, você sabe o que a Sony fez:

PlayStation [1994]

PlayStation 1
PlayStation 1

A Sony lançou o primeiro PlayStation em Dezembro de 1994 no Japão e só em Setembro do ano seguinte no resto do mundo, com preço de US$299. Foi a entrada de cabeça da Sony na quinta geração de consoles. O console de 32-bits tinha como principal mídia para os jogos o CD-ROM. Outra boa inovação do PS1 foi o surgimento do Memory Card. Na época, se os jogadores quisessem gravar seus jogos, precisavam salvar no próprio cartucho do jogo, mas o PS1 permitia que os jogadores salvassem quando quisessem em um dispositivo que possibilitava até mesmo trocar savegames com seus amigos utilizando as duas portas que o controle trazia. De longe, o PlayStation foi o console mais vendido em sua geração, com aproximadamente 102 milhões (!) de unidades vendidas durante toda o tempo em que esteve nas lojas.

Foi o primeiro console a vender mais de 100 milhões de unidades. Para termos de comparação, seu principal concorrente, o Nintendo 64, vendeu 32 milhões de unidades.

PS One
PS One

Em 2000, a Sony lançou o PSone,uma versão redesenhada mais compacta do PlayStation. Junto com essa versão foi introduzido um novo controle: o DualShock – a primeira versão do controle que é utilizado até hoje, no PS3 e será utilizado no PS4. A produção do PS1 foi encerrada em Março de 2006.

Entre os clássicos jogos mais relevantes do PS1 estão Metal Gear Solid, Gran Turismo 1 e 2, a série Resident Evil, Crash Bandicoot, Tomb Raider e Tekken 3.

PlayStation 2 [2000]

PlayStation 2
PlayStation 2

Em outubro de 2000, a Sony anunciou o lançamento da sua aposta para a sexta geração de consoles. O PlayStation 2, sucessor do PlayStation, além de ter capacidade de processamento muito superior ao modelo anterior, era um console 64-bit que contava com suporte para HD Interno, um aumento na capacidade de armazenamento do Memory Card, porta USB e o DualShock 2, que tinha poucas diferenças em relação ao primeiro controle, além da cor.

Uma mudança interessante foi a migração da mídia do console do CD-ROM para o DVD, que possibilitou que jogos maiores e mais complexos fossem feitos, explorando ainda mais o enorme potencial do console. A aceitação dele no mercado foi, mais uma vez, absoluta, e foi o console mais vendido da empresa, com 153 milhões de unidades vendidas – e é vendido até hoje em muitos lugares.

PlayStation 2 Slim
PlayStation 2 Slim

Um modelo (muito) compacto do console foi lançado em 2004. O PlayStation 2 Slim sacrificou alguns recursos do modelo maior em prol de ocupar menos espaço. Devido a isso, o Slim não possui HD interno nem o compartimento para que o usuário possa instalar um, mas em contrapartida ele já vinha com rede ethernet por padrão (o que era um opcional no modelo fat). Outro truque para diminuir tanto o tamanho do console foi mover a fonte de alimentação, que era interna, para fora do console, no meio do cabo de alimentação. Sua produção foi encerrada em Janeiro de 2013.

Alguns dos jogos de maior prestígio do PlayStation 2 são a trilogia GTA (III, Vice City e San Andreas), God of War, Gran Turismo 3 e 4, Metal Gear Solid 2 e 3 e Shadow of The Colossus.

 

PlayStation 3 [2006]

PlayStation 3
PlayStation 3

Obviamente, a Sony não iria parar por aí. O videogame que teve a grande responsabilidade de manter a hegemonia Sonysta na sétima geração de consoles foi lançado em em Novembro de 2006. O PlayStation 3 trouxe incontáveis inovações para a linha PlayStation. Entre os maiores destaques, temos a presença de uma rede para interação e jogatina online. A PlayStation Network é um sistema em que os usuários podem comprar jogos pela PlayStation Store e jogar online gratuitamente pelos servidores da própria Sony, além de possibilitar chat de texto e de voz.

Outra novidade importante foi a migração da mídia de DVD para discos Blu-Ray, que têm capacidade de 50GB, o que dispensa comentários. Entre outras novidades relevantes, estão a presença do disco rígido em todos os modelos para armazenamento de save games, vídeos, músicas, dados de jogos (para carregamento mais rápido) e mesmo jogos via download. O controle que acompanhava o console em seu lançamento, o SixAxis, não tinha motor de vibração, mas tinha um sensor de movimento e era sem fio, novidades muito bem-vindas. Em 2008, a Sony lançou finalmente o DualShock 3, que continha os mesmos recursos do SixAxis e motor de vibração. É o controle padrão do PS3 até hoje.

SixAxis e DualShock 3 lado a lado
SixAxis e DualShock 3 lado a lado

O PlayStation 3 também foi o primeiro console da linha que tem suporte à exibição em alta definição. Através da saída HDMI, o jogador pode aproveitar todas as possibilidades do console com resolução de até 1080p. Quem gosta de som de alta qualidade também ficou feliz: O PS3 conta com uma saída óptica de som. Os primeiros modelos do videogame também contavam com retrocompatibilidade, ou seja, eles rodavam jogos do PS2, mas isso foi retirado nos modelos posteriores.

E por falar em modelos posteriores, o PS3 teve dois novos desenhos depois do original, carinhosamente chamado de George Foreman Grill. O Modelo Slim foi lançado em 2009 e é cerca de 32% menor e 36% mais leve que o original. Mas as mudanças não foram só estéticas: O processador passou a ser construido de forma a funcionar com menos ruído e mais refrigeração, o que diminui o consumo de energia e o risco de problemas relativos ao aquecimento – a famosa YLOD. O PS3 Slim veio com capacidade mínima de 120GB.

Comparação: PS3 fat, Slim e Super Slim
Comparação: PS3 fat, Slim e Super Slim

Neste ano (2012), a Sony lançou uma nova versão do PS3. O chamado PS3 Super Slim trouxe um novo design para o console, que ficou ainda menor e mais bonito, mas sem grandes novidades no que diz respeito a hardware.

PS3 Super Slim
PS3 Super Slim

Grandes títulos para o PlayStation 3: Metal Gear Solid 4, LittleBigPlanet 1 e 2, Série Uncharted, KillZone 3, Heavy Rain, Gran Turismo 5, Demon’s Souls e God of War 3.

PlayStation 1, 3 e 2, respectivamente
PlayStation 1, 3 e 2, respectivamente

 

PlayStation 4 e futuro [2013-?]

Estamos vivendo no momento em que este texto é escrito um momento especial para o PlayStation. O PlayStation 4 foi anunciado recentemente e, embora ainda não tenhamos muitos detalhes dele, sabemos que ele conta com um processador x86, tem 8GB de memória, GPU da AMD e muitas outras características que fazem dele um excelente competidor para a nova geração de consoles. Apesar do controle já ter sido revelado (imagem abaixo), ainda temos muito o que descobrir sobre o console, detalhes que só irão ser revelados na E3. O futuro do PlayStation é promissor e ele tem tudo pra continuar sendo o símbolo que sempre foi.

DualShock 4
DualShock 4

E você? Tem alguma história pra contar sobre o PlayStation? Espera alguma coisa do PlayStation 4? Sabe alguma curiosidade interessante? Conte-nos nos comentários!

Tags: Artigos, Destaques, Games, playstation

Você também vai gostar

Leia também!