O nome é bem feio (e o bichinho do logotipo também), mas o Snarfer é um agregador de RSS que cumpre o que promete: é rápido, não consome muitos recursos do sistema, e é totalmente gratuito. Como a proposta principal do software é a rapidez, ele não é tão completo quanto o FeedDemon, por exemplo, que traz sincronização online automática com o serviço da NewsGator. Apesar disso, o Snarfer traz recursos como visualização de vídeos (como os do YouTube) direto do agregador, três modos de interface (tópicos, detalhes e jornal), suporte a temas e plugins e interface em nosso idioma. O contra é que o software está disponível apenas para Windows XP e Vista.
Ficou interessado? Leia esta dica até o final e tire suas conclusões.
Começando….
Parece mentira, mas não é: o instalador do software tem 396 KB, podendo ser baixado no site oficial do programa. A instalação é tranqüila, podendo ser feita com três cliques. Abra o instalador, aceite o contrato, clique em Install e… done!



Ao abrir o Snarfer pela primeira vez, uma janela contendo “alguns” feeds de exemplo é mostrada. Aqui, um bug meio irritante: quando você clica em Select All, todas as caixas são marcadas. No entanto, ao clicar em Unselect All, as caixas continuam marcadas. Portanto, se você não quiser os feeds de exemplo (todos em inglês), desmarque categoria por categoria.


Assim como em alguns agregadores de feeds, não é necessário digitar exatamente o endereço do feed. Basta colocar a URL do site, e o programa trata de “encontrar” o feed. E isso pode poupar um bom tempo…

Modos de visualização
Como disse no começo do texto, o Snarfer possui três modos de interface: tópicos, detalhes e jornal. Detalhes é o que você pode estar acostumado a ver: uma lista dos itens do feed e o conteúdo do item logo abaixo.

No modo de tópicos, a interface é praticamente igual ao modo de detalhes, mas inclui também o resumo do item. Veja um exemplo:

O último é o modo de jornal. Basicamente, o leitor vira uma coisa totalmente desorganizada, com os textos completos numa só página. Mas, há quem goste…

Configurando
O Snarfer pode ser configurado para se adaptar às suas necessidades, em Ferramentas > Opções. Na aba Conexão, é possível configurar para que o software funcione adequadamente com conexões via proxy. Em Leitura, você configura a… leitura.

- Abrir links dos artigos: qual será o comportamento do programa se você desejar abrir o item do feed no site de origem?
- Marcar como lido: em quanto tempo um item ou página deverá ser marcado automaticamente como lido?

- Mostrar Snarfer na barra de notificação: quando o Snarfer deve ser mostrado na área de notificação?
- Minimizar para a barra de notificação: minimiza o programa para a área de notificação, ao invés de ficar na taskbar ocupando espaço. Isto é útil em usuários que utilizam baixa resolução de tela.

- Mostrar cabeçalho no painel de visualização: mostra ou não informações como autor, título e data nos modos de tópico ou detalhes.
- Mostrar tags no artigo: o próprio nome já diz…
- Mostrar lista com cores alternadas: útil para não se perder nos feeds, mostra a lista de tópicos com cores alternadas.
- Show messages tools in article: mostra ou não a avaliação de item, botão de excluir, marcar como lido e enviar por e-mail.
- Estilo das mensagens: se você é como eu e odeia Times New Roman, pode mudar para uma fonte mais agradável, como Calibri ou Arial.
Na aba Plugins, você configura os plugins já instalados. E é nesse ponto que vamos entrar agora.
Plugins e temas
Alguns plugins bem básicos estão disponíveis para o Snarfer, como plugins de sincronização com o Bloglines; remoção do FeedFlare, aqueles botões encontrados em feeds do FeedBurner (Add to del.icio.us, Digg This, E-mail this…), sincronização com o Google Reader e alguns outros.
Instalar um plugin é fácil. Basta abrir o plugin, de extensão .snarfer e tudo será feito automaticamente. No meu caso, instalei o plugin de sincronização com o Google Reader.
Nos temas, é a mesma coisa. Só que, por enquanto, eles se limitam a alterações na visualização dos itens, e não na interface do programa.

Conclusão
O Snarfer é um excelente agregador de feeds e, considerando que o software está na versão 1.0.2, pode se desenvolver bastante, principalmente com o suporte a plugins, que aumentam a funcionalidade do programa. Depois de testar, o Snarfer tornou-se meu agregador de feeds padrão. :)