Dicas e tutoriais

Instalando Mandriva Spring 2008

Considerada uma das distribuições Linux mais simples para o usuário doméstico, o Mandriva chegou recentemente a sua mais nova versão: Mandriva Spring 2008 (ou simplesmente Mandriva 2008.1). Contrariando a (injusta) fama de que instalar uma distribuição Linux é difícil, vou mostrar passo-a-passo que instalar uma distro não somente é fácil, mas também é rápido.

Neste tutorial abordaremos a instalação do Mandriva One (Live CD).

Após baixar a iso no site oficial do projeto e gravar em um CD virgem, dê boot pelo CD para ver esta tela

mandriva boot

Aqui não há nenhum segredo. Apenas aguarde alguns segundos para que a única opção seja selecionada automaticamente, ou simplesmente tecle enter. Não há necessidade de mudar o idioma agora, pois o faremos mais adiante. Num primeiro momento você pode achar o boot bastante demorado, mas não se assuste. Por se tratar de um LiveCD, onde todas as informações do sistema ficam alocadas na memória, é normal que o boot demore. Após a instalação do sistema o boot será bem mais rápido.

Após o boot você precisará fazer algumas configurações antes de ir para a área de trabalho. Certifique-se de configurar tudo corretamente agora para não ter que fazer isso após a instalação.

A primeira informação a ser configurada é o idioma do sistema. Por padrão ele está em inglês, mas basta escolher “Português (Brasil)” (ou outro idioma que você prefira) e o sistema já estará traduzido a partir da próxima tela.

mandriva 2

Após a escolha do idioma, o sistema pergunta qual o seu país. Como eu escolhi Português como idioma, o sistema já selecionou uma lista com alguns países que têm o português como idioma, mas você pode escolher qualquer outro clicando em “Outros Países”.

mandriva 3

A próxima tela contém a licença do sistema. Após ler e aceitar os termos, apenas clique em Ok para prosseguir à próxima etapa.

mandriva 4

Surge então a opção de escolha do teclado. Escolha o padrão desejado (ABNT-2, no meu caso) e clique em “Próximo”.

mandriva 5

Na próxima tela configure as opções de data e hora. Se quiser clique em avançado para sincronizar o horário com os servidores, embora eu não ache que isso seja necessário. Caso as opções não mostrem a hora certa, não se preocupe. Você pode acertar o relógio manualmente mais tarde.

mandriva 6

Configurado o horário, o sistema será iniciado e você terá a área de trabalho como na imagem.

mandriva 7

Sinta-se à vontade para explorar o sistema antes de instalar. Quando estiver decidido, clique no ícone “Live Install” na Área de Trabalho para dar início a instalação.

mandriva 8

Clicando em próximo, a primeira tela da instalação é apresentada: o particionamento. É aqui que muita gente tem medo, mas não existe nada muito complicado. Se você estiver instalando o Mandriva num HD com somente uma partição, duas opções aparecerão (como na imagem abaixo). Apenas selecione a opção “Usar espaço livre” e clique em próximo. Se por acaso você tiver uma instalação do Windows, uma terceira opção surgirá, permitindo que você diminua o espaço da partição Windows e utilize o espaço liberado para o Linux. Não existem segredos aqui, exceto que você deve desfragmentar a partição do Windows e fazer uma varredura por erros (com o Chkdisk no próprio Windows) antes de alterar o tamanho. Isso vai evitar que dados se percam no processo. De qualquer maneira um backup é sempre fundamental. A opção “Personalizar particionamento” só deve ser usada por quem realmente sabe o que está fazendo. Use-a por sua conta e risco. Se você é um usuário leigo, esqueça que ela existe.

mandriva 9

Depois de configurado o particionamento, a instalação do sistema começa. É um procedimento bastante rápido, dependendo da configuração do seu computador, e deve levar aproximadamente dez minutos.

mandriva 10

Finalizada a instalação, o sistema fará algumas perguntas sobre o gerenciador de boot. Prefira as opções padrões. Se quiser pode alterar o tempo que o GRUB leva para escolher automaticamente o sistema no boot. Se você tiver apenas o Linux instalado, pode alterar os dez segundos para algo em torno de cinco segundos.

mandriva 11

A tela a seguir mostra a listagem que irá aparecer no GRUB. Se uma instalação do Windows for encontrada, ela provavemlente aparecerá automaticamente na listagem.

mandriva 12

Clique em terminar para encerrar a instalação. Uma tela pedindo para você reiniciar o computador retirando o CD da bandeja aparecerá. Durante o desligamento o sistema ejeta o CD automaticamente. Apenas tire o CD da bandeja e tecle Enter para reiniciar o computador.

A partir daqui não existem segredos. A tela de escolha do sistema já é conhecida e basta selecionar o sistema (ou esperar que ele inicie automaticamente) para dar início ao boot.

mandriva 14

Você vai notar que agora que o sistema está instalado no HD, o boot será muito mais rápido do que na primeira vez. Uma barra de progresso aparece no canto inferior esquerdo, mas se você quiser pode teclar ESC para ver as informações do boot.

Quando a interface gráfica for iniciada, mas antes do início do sistema, uma tela vai aparecer mostrando que o sistema está adicionando as fontes do repositório. Tal procedimento pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade da sua conexão, mas basta aguardar.

mandriva 15

Depois das fontes devidamente adicionadas, o sistema vai pedir informações do usuário, além da senha de root. Escolha a senha com cautela, e NÃO ESQUEÇA. Evite usar a mesma senha para o root e o usuário. Clique em “próximo” para terminar de vez a configuração.

mandriva 16

Antes de finalmente ver a Área de Trabalho, surgirá uma tela para registro no site do Mandriva. Há também uma pequena pesquisa. Você pode cancelar esta etapa se quiser, mas é interessante fazer.

Pronto! Finalmente o Mandriva está pronto para uso!

Tags: Hardware, Linux

Você também vai gostar

Leia também!