Veja mais notícias

Instalando Mandriva Spring 2008

24 Comentários

Considerada uma das distribuições Linux mais simples para o usuário doméstico, o Mandriva chegou recentemente a sua mais nova versão: Mandriva Spring 2008 (ou simplesmente Mandriva 2008.1). Contrariando a (injusta) fama de que instalar uma distribuição Linux é difícil, vou mostrar passo-a-passo que instalar uma distro não somente é fácil, mas também é rápido.

Neste tutorial abordaremos a instalação do Mandriva One (Live CD).

Após baixar a iso no site oficial do projeto e gravar em um CD virgem, dê boot pelo CD para ver esta tela

mandriva boot

Aqui não há nenhum segredo. Apenas aguarde alguns segundos para que a única opção seja selecionada automaticamente, ou simplesmente tecle enter. Não há necessidade de mudar o idioma agora, pois o faremos mais adiante. Num primeiro momento você pode achar o boot bastante demorado, mas não se assuste. Por se tratar de um LiveCD, onde todas as informações do sistema ficam alocadas na memória, é normal que o boot demore. Após a instalação do sistema o boot será bem mais rápido.

Após o boot você precisará fazer algumas configurações antes de ir para a área de trabalho. Certifique-se de configurar tudo corretamente agora para não ter que fazer isso após a instalação.

A primeira informação a ser configurada é o idioma do sistema. Por padrão ele está em inglês, mas basta escolher “Português (Brasil)” (ou outro idioma que você prefira) e o sistema já estará traduzido a partir da próxima tela.

mandriva 2

Após a escolha do idioma, o sistema pergunta qual o seu país. Como eu escolhi Português como idioma, o sistema já selecionou uma lista com alguns países que têm o português como idioma, mas você pode escolher qualquer outro clicando em “Outros Países”.

mandriva 3

A próxima tela contém a licença do sistema. Após ler e aceitar os termos, apenas clique em Ok para prosseguir à próxima etapa.

mandriva 4

Surge então a opção de escolha do teclado. Escolha o padrão desejado (ABNT-2, no meu caso) e clique em “Próximo”.

mandriva 5

Na próxima tela configure as opções de data e hora. Se quiser clique em avançado para sincronizar o horário com os servidores, embora eu não ache que isso seja necessário. Caso as opções não mostrem a hora certa, não se preocupe. Você pode acertar o relógio manualmente mais tarde.

mandriva 6

Configurado o horário, o sistema será iniciado e você terá a área de trabalho como na imagem.

mandriva 7

Sinta-se à vontade para explorar o sistema antes de instalar. Quando estiver decidido, clique no ícone “Live Install” na Área de Trabalho para dar início a instalação.

mandriva 8

Clicando em próximo, a primeira tela da instalação é apresentada: o particionamento. É aqui que muita gente tem medo, mas não existe nada muito complicado. Se você estiver instalando o Mandriva num HD com somente uma partição, duas opções aparecerão (como na imagem abaixo). Apenas selecione a opção “Usar espaço livre” e clique em próximo. Se por acaso você tiver uma instalação do Windows, uma terceira opção surgirá, permitindo que você diminua o espaço da partição Windows e utilize o espaço liberado para o Linux. Não existem segredos aqui, exceto que você deve desfragmentar a partição do Windows e fazer uma varredura por erros (com o Chkdisk no próprio Windows) antes de alterar o tamanho. Isso vai evitar que dados se percam no processo. De qualquer maneira um backup é sempre fundamental. A opção “Personalizar particionamento” só deve ser usada por quem realmente sabe o que está fazendo. Use-a por sua conta e risco. Se você é um usuário leigo, esqueça que ela existe.

mandriva 9

Depois de configurado o particionamento, a instalação do sistema começa. É um procedimento bastante rápido, dependendo da configuração do seu computador, e deve levar aproximadamente dez minutos.

mandriva 10

Finalizada a instalação, o sistema fará algumas perguntas sobre o gerenciador de boot. Prefira as opções padrões. Se quiser pode alterar o tempo que o GRUB leva para escolher automaticamente o sistema no boot. Se você tiver apenas o Linux instalado, pode alterar os dez segundos para algo em torno de cinco segundos.

mandriva 11

A tela a seguir mostra a listagem que irá aparecer no GRUB. Se uma instalação do Windows for encontrada, ela provavemlente aparecerá automaticamente na listagem.

mandriva 12

Clique em terminar para encerrar a instalação. Uma tela pedindo para você reiniciar o computador retirando o CD da bandeja aparecerá. Durante o desligamento o sistema ejeta o CD automaticamente. Apenas tire o CD da bandeja e tecle Enter para reiniciar o computador.

A partir daqui não existem segredos. A tela de escolha do sistema já é conhecida e basta selecionar o sistema (ou esperar que ele inicie automaticamente) para dar início ao boot.

mandriva 14

Você vai notar que agora que o sistema está instalado no HD, o boot será muito mais rápido do que na primeira vez. Uma barra de progresso aparece no canto inferior esquerdo, mas se você quiser pode teclar ESC para ver as informações do boot.

Quando a interface gráfica for iniciada, mas antes do início do sistema, uma tela vai aparecer mostrando que o sistema está adicionando as fontes do repositório. Tal procedimento pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade da sua conexão, mas basta aguardar.

mandriva 15

Depois das fontes devidamente adicionadas, o sistema vai pedir informações do usuário, além da senha de root. Escolha a senha com cautela, e NÃO ESQUEÇA. Evite usar a mesma senha para o root e o usuário. Clique em “próximo” para terminar de vez a configuração.

mandriva 16

Antes de finalmente ver a Área de Trabalho, surgirá uma tela para registro no site do Mandriva. Há também uma pequena pesquisa. Você pode cancelar esta etapa se quiser, mas é interessante fazer.

Pronto! Finalmente o Mandriva está pronto para uso!

sobre o autor
"Estudou jornalismo e abandonou a faculdade. Trabalhou anos na área jurídica e financeira, mas descobriu na comunicação sua grande vocação. Hoje ganha a vida (mentira, mas tenta) escrevendo como freelancer e arrumando o computador dos amigos. Gosta de esportes, ler, escrever, dirigir, música e é viciado em Twitter e Facebook. Escreve muito raramente no blog pessoal."
  • Felipe

    O Mandriva é a melhor muito simples e fácil de para qualquer coisa antes eu só tinha duvida em instalar programas mais isso mudou depois que segui esse tutorial: http://warever.info/sr/blog/?p=157

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • http://www.biglinux.com.br/ Luiz Vitor

    Eu usei essa versão do Mandriva por um tempo, mas ela tinha um bug chato http://img175.imageshack.us/img175/706/bugcu8.jpg http://wiki.mandriva.com/pt/Errata_do_Mandriva_Linux_2008_Spring_(2008.1)#Volume_on-screen_display_stuck_on_and_volume_stuck_at_0.25_in_KDE que baixava o volume e quando eu usava o precedimento pra corrigir o bug, eu não conseguia montar as unidades (hd, pendrive,etc).

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://www.holostech.com Marcus

    Eu tenho Mandriva One Spring 2008 instalado no meu notebook e o Mandriva 64 em meu Desktop. Só estou aguardando a versão final do openSUSE 11 para também instalá-lo. Muito boas estas distribuições, vale experimentar.

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Herculles

    Ótimo artigo! É muito importante disseminar
    o conhecimento a respeito das Distros Linux…
    Parabéns!

    Usando Firefox 3.0 Firefox 3.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Felipe

    Eu instalei o Mndriva mas retirei ele, meus irmãos só sabem usar windows então coloque XPodre vou comprar um PC para colocar só o Mandriva para mim, não quero deixar Dual boot como gosto de baixar muita coisa não compensa dual boot.

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Amanda Pecly

    Mandriva é uma distribuição islâmica? =P

    Esse logo parece com o símbolo do Islam. Hehe!

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Luiz Vitor

    Boa @Amanda Pecly! O Mandriva é resultado da fusão do Frances Mandrake com o Brasileiro Conectiva – http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandriva – e é uma das distribuições Linux mais fáceis para os iniciantes (na minha humilde opinião, mais fácil que o Ubuntu).

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

    Na questão das cores do desktop, eu prefiro muito mais o azul do Mandriva do que o marrom cocô do Ubuntu. :P

    @Felipe Bruni: É importante lembrar para o pessoal do cubo, que o Compiz Fusion ou o Metisse, os efeitos gráficos 3D, podem ser usados logo na inicialização se a placa de vídeo for reconhecida. Em placas NVIDIA isso ocorre automaticamente, já que o Mandriva possui os drivers proprietários por padrão no Mandriva One. :D

    Abraços!

    Usando Firefox 3.0 Firefox 3.0 em Windows XP Windows XP
  • cabum!

    Sou apaixonado por essa distro, muito embora atualmente meu coração ande meio dividido entre andriva, Ubuntu e Opensuse 11 com o KDE 4. Como acho exagero instalar mais de uma distro no PC, terei de me decidir com qual das tres ficarei assim que comprar um HD novo pro meu pc veio de guerra ^^

    Usando Firefox 3.0 Firefox 3.0 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

    @Paulo

    Bem lembrado. Eu nem lembro desses detalhes, já que o meu computador não dá suporte aos efeitos :P

    Usando Opera 9.27 Opera 9.27 em Windows XP Windows XP
  • Wllisses

    Olá, muito bom a postagem e o site também. Obrigado

    Usando Mozilla 1.7.13 Mozilla 1.7.13 em Windows XP Windows XP
  • Gabriel Moreno Garcia

    pessoal, estou baixando o .torrent do mandriva direto do site… mas estou com uma duvida… quando eu coloquei para iniciar, apareceu um monte de arquivo e a maioria era .iso, o que eu devo fazer e como fazer para gravar em cd depois de tudo baixado?

    segue screen:
    http://img211.imageshack.us/img211/846/imagembn5.jpg

    Usando Firefox 3.0 Firefox 3.0 em Windows XP Windows XP
  • Felipe

    PARA: Gabriel Moreno Garciano
    No final vem só um mas se vir outros grave apenas a ISO de 696MB se vc instalar siga esse tutorial http://easyurpmi.zarb.org e lá clique em “Add Oficial Medias” e em “Add PLF Medias” e pronto. fica mais fácil se vc fizer a instalação é mais simples, o cara desse blog http://warever.info/sr/blog/ manja muito do Mandriva seguindo esse tutorial veja como é fácil instalar programas
    http://www.guiadopc.com.br/2008/03/05/instalando-aplicativos-no-linux/
    blz!

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Carlos Hakme

    Bom eu sempre usei Windows, desde a versão 3.1 (acho que esta foi a primeira) isto é, antes tinha DOS hehehe. Anyway, vejo todo mundo falando de Linux e Mac. Mac eu sei que tem que ter micro “próprio” pra ele. Agora sei que tem muitas distros do Linux. Para quem esta começando no Linux, esta distro “Mandriva” é a mais indicada ?? Sou usuário “padrão” nada de muito jogo (digo quase nada), nada de gráficos pesados, só o básico mesmo. Mas queria experimentar, “abrir minha cabeça”. Porém não quero perder minha atual instalação do Windows, até pq, tenho sistemas que acredito só rodem no windows.
    Desculpe me extender tanto, abraços.
    Carlos

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

    @Carlos Hakme

    Existem muitas distros recomendadas pra iniciantes. Mandriva, Ubuntu, Kurumin… particularmente eu te recomendaria o Mandriva mesmo. É uma distro bastante simples e intuitiva. Mesmo quem nunca usou o Linux antes vai se sentir bem a vontade com ela. Mas vale a pena tentar outras também. O Ubuntu é muito elogiado pela facilidade (acompanhe este artigo se quiser: http://www.guiadopc.com.br/2008/02/21/ubuntu-o-linux-que-deu-certo/ ).
    Tanto o Mandriva quanto o Ubuntu rodam direto do Cd (LiveCD), então voce pode explorar o sistema sem precisar instalar no seu computador. Se quiser pode instalar o Linux junto com o Windows e manter os dois sistemas no mesmo computador. Não é difícil, mas dependendo do seu conhecimento em particionamento, pode se complicar um pouco. Mas existe muitos tutoriais explicando. Claro, tomando sempre o cuidado de fazer um backup dos seus arquivos para eventuais problemas.

    Abraços!

    Usando Opera 9.27 Opera 9.27 em Windows XP Windows XP
  • Rogério Soares

    eu baixei o mandriva kde one i536 em cd e seu vários bugs, um deles foi não conseguir conectar meu modem vivozap. Ele até disca, mas na hora de conectar na rede, última tela do kppp, trava tudo e tenho que resetar a máquina. Vcs sabem me dizer qual daqueles arquivos iso posso baixar sendo kde? Acho que é a versão free, mas tem 3 cds, e preciso que seja em kde, para usar o kppp, unico discador linux funcional para a vivozap (que eu saiba…). Qual dqueles cds devo baixar? Fico grato se alguém me disser. Ah, sejam bem especificos, pois há vários arquivos iso no servidor…

    Obrigado.

    Adoro a mandriva, mas quero sair da versão 2007.1.

    Usando Firefox 2.0.0.3 Firefox 2.0.0.3 em Mandriva 2007.1 Mandriva 2007.1
  • Francisco José

    Baixei essa nova versão do Mandriva, porém não consegui fazer a instalação no HD, pois acontece que após o sistema ser carregado via Live CD ele simplesmente trava e daí não consigo fazer mais nada a não ser resetar o computador! Será que o problema é do meu computador, segue abaixo a configuração, ou o CD que foi mal gravado?

    Sempron 3000+
    1Gb RAM
    GeForce FX5200 128Mb

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Buttman

    Ô imbecil – e como fica a questão do particionamento em dual-boot com o Windows??
    Esqueceu de explicar, foi?
    Ou foi preguiça ?
    Quem quiser particionar nem vai saber por onde começar, babaca.
    Corrige essa porra de tutorial.

    Usando Opera 9.27 Opera 9.27 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Você leu?

      “Se por acaso você tiver uma instalação do Windows, uma terceira opção surgirá, permitindo que você diminua o espaço da partição Windows e utilize o espaço liberado para o Linux.”

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Ronaldo

    Boas amigos! Sou usuário Rwindows e quero definitivamente migrar pra linux ( Mandriva) fui ao site oficial e saquei o Mandriva 2009.0, quemei o arquivo .iso no cd e até ai tudo bem. resetei o pc ( Acer aspire 5520) e logo deu o boot pelo cd do mandriva, começou a configuração inicial porem em certa altura aparece na tela do pc um pronpt com o cursor piscando depois volta a tela do meriva e dali já nao sai do canto!! onde foi que eu errei ???
    encarecidamente peço que me ajudem
    forte abraço e grato desde já

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • pinto ribeiro

    ola. tá bom este tutorial. deixe-me colocar uma questão.
    já pensou q alguma vez pode acontecer que o mandriva tomar conta do pc – ao abrir não apresenta o boot para o Windows –
    CITANDO O SEU TUTORIAL: A tela a seguir mostra a listagem que irá aparecer no GRUB. Se uma instalação do Windows for encontrada, ela provavelmente(???????????) aparecerá automaticamente na listagem. E SE NÃO????
    e depois o que acontece? perdemos tudo o que for Windows????
    ESTE TIPO DE descrições esta a desviar muita gente do Linux.
    agradeço o seu parecer. obrigado.

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows XP Windows XP
  • EU disse

    Parabéns, tutorial simples e prático.

    Flws

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • gilberto

    adorei o bagaio sou carça branca no assunto mas tô mto. feliz com mandiva,e não tenho duvidas que linux é o futuro agora pois é bom e democratico.

    Usando Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Mandriva 2008.0 Mandriva 2008.0
  • dynho66

    Testei o Mandriva One e achei fantástico, porém acabei desistalando pelo mesmo problema que o meu Suse 11.1 “apenas conseguia ler partições do Windows, mas não conseguia escrever nelas” e como uso ambos os sistemas, Linux e Windows, fiquei bastante descepcionado! Segui vários tutoriais de instalação disso ou daquilo, ntfs-3g, samba e sei-la-mais-o-que e o resultado sempre o mesmo…nada e eu acabava voltando para o Ubuntu que de primeira me dava todas estas opções sem neuras! No momento estou com o Mint Glória instalado (um Ubuntu mais acabado para alguns) e estou adorando…simplesmente fantástico.
    Sempre fui usuario do Windows, mas virei um fã-natico em linux pela rapidez praticidade, segurança e acima de tudo pelo fato de não ter que “cometer atos ilegais”(atire a primeira pedra quem nunca o fez).
    Gostaria de testar novamente as outras duas dristros e se alguém puder me ajudar, agradeço.

    Usando Firefox 3.5.2 Firefox 3.5.2 em GNU/Linux GNU/Linux