Absolutamente nenhum usuário gosta que seu computador apresente travamentos, lentidão, ou instabilidades, seja qual for a fonte. Por mais que sua máquina tenha sido comprada em qualquer “Casas Bahia” da vida, o usuário sempre deseja que ela funcione perfeitamente, sem engasgos. Claro, o computador, como qualquer outra máquina, não é perfeito e exige uma tal de manutenção preventiva para se manter sempre responsivo e saudável.
A manutenção preventiva alcança vários pontos, e o que vamos abordar hoje se chama driver. Os drivers são pequenos softwares essenciais para o funcionamento da máquina, eles permitem a comunicação do hardware com o sistema operacional, possibilitando que aquela sua placa de vídeo “fodona” renderize todos os gráficos e rode o Crysis com tudo no máximo, por exemplo. Devido a sua importância, é mister que eles se mantenham sempre atualizados, com a sua última versão rodando.
São inúmeras as vantagens de se ter sempre a última versão do driver instalada, como suporte a novas tecnologias, aumento da estabilidade, correção de erros, bem como features novas agregadas à sua placa. Porém, eu concordo que é um saco ficar procurando as atualizações nos sites das fabricantes, e não culpo quem negligencia tal tarefa. No entanto, agora suas desculpas acabaram! Apresento-lhe o Slim Drivers!
O Slim Driver é um pequeno utilitário que tem como objetivo primário facilitar a tarefa de manter os drivers atualizados. E ele possibilita isso com extrema simplicidade, facilitando até para usuários com pouquíssima experiência. O instalador pesa cerca de 2,6 MB. Quase nada! A instalação do utilitário também é por demais simples, o que é um ponto positivo.
A interface inicial do Slim Drivers é bem direta! Se for a primeira vez que você estiver executando, ele apresentará apenas um breve overview de sua máquina e lhe pedirá para fazer o escaneamento urgentemente, clicando no enorme botão Start Scan no canto inferior direito. Com isso, o programa começará a vasculhar a sua máquina e listar todos os componentes de hardware, verificar a respectiva versão deles e se há alguma atualização e, por fim, denunciar os drivers atrasados. Tudo simples e automático!

No meu caso, felizmente havia apenas 5 drivers desatualizados, incluindo um muito importante, o da placa de vídeo! Sem ela, como eu vou jogar Super Mario World!? :P Visto que lidar com drivers é uma tarefa muito sensível, pois uma instalação errada pode ser desastrosa, resolvi ser cauteloso com o programa na primeira utilização. Atualizei somente um driver para ver como ele se comportava.

Felizmente, antes de realizar a atualização ele pediu para fazer um ponto de restauração no sistema, que eu logicamente permiti. Ponto para o Slim Drivers. Então ele automaticamente baixou a versão nova, pediu permissão para instalar e finalmente perguntou se eu queria reiniciar o PC naquele momento para aplicar as alterações. Tudo com a intervenção do usuário, o que é muito bom e dá credibilidade ao software. Ao reiniciar, tudo funcionando perfeitamente, e então atualizei todos os meus drivers tranquilamente! :D

Slim Drivers também pode ser um ótimo companheiro para técnicos que, vez ou outra, precisam atualizar a máquina de algum cliente. Ele já entrou para a minha lista de aplicativos de manutenção. Além disso, ele permite fazer backup dos drivers, bem como restaurá-los posteriormente. Slim Drivers se mostrou uma grata surpresa e eu recomendo fortemente a sua utilização.