O Android ganhou popularidade pelo baixo custo e acessibilidade aos menos favorecidos. Num smartphone, há um aplicativo para tudo. Porém, tudo tem seu lado ruim; eles consomem muita energia graças aos recursos e ao poder de fogo interno deles (não falo deste tipo de poder de fogo). Mas há algumas maneiras de ajudar a aumentar a autonomia da bateria do Android com algumas dicas simples.
1. Desligue redes de dados móveis/Wi-Fi quando não estão em uso

Smartphones em geral são meio que dependentes de internet para darem a melhor experiência ao usuário, mas esquecemos de desligar as redes móveis quando não usamos, e isso faz com que a bateria vá que nem água (principalmente com o 3G habilitado). Desligue também a busca de redes Wi-Fi quando não estiver em uso. A cada determinado tempo, o Android procura por redes nas redondezas. Isso colabora no descarregamento da bateria.
Se você precisa se manter conectado na rede da sua operadora mas sua bateria está fraca, desative o 3G. Como dito acima, o 3G consome muita bateria em funcionamento. Dependendo da fabricante/ROM do seu aparelho, haverá uma opção para forçar o uso de redes 2G (EDGE).
2. Diminua o brilho da tela
Deixar o brilho em 100% é bom quando você usa o celular à luz do dia, mas em geral você não precisa de tudo isso. Diminua o brilho e veja sua bateria durar um pouquinho mais. Talvez seja um pouco difícil se adaptar no começo, mas com o tempo tudo será natural.
3. E-mails, redes sociais: Sem notificações, por favor
Verificação automática de e-mails e notificações de redes sociais como Twitter, Facebook, Google+ e etc. consomem banda e bateria. Dependendo da quantidade de amigos nestas (e outras) redes sociais, o número de notificações por dia pode ser grande. E quanto mais notificações, menos bateria sobra. Geralmente estes apps possuem configurações que permitem a desativação das notificações.
4. Live Wallpapers não são necessários
Eles são lindos, mas também um dos maiores consumidores de bateria. Evite usar os wallpapers animados do sistema. Como eles são ininterruptos, a bateria é consumida mesmo quando não está executando nenhum aplicativo.
5. Limite o tempo de desligamento da tela
Alguns smartphones vem configurados de fábrica para desligarem a tela após um determinado período de tempo. Em determinados modelos, esse limite pode chegar a até cinco minutos! Deixe no máximo 1 minuto para a tela ser desligada.

6. Sincronização: suas configurações podem melhorar a autonomia da bateria
Alguns aplicativos instalados no sistema usam a conta atrelada ao sistema para sincronizar contatos com informações de redes sociais e similares. Configure a sincronização para um intervalo maior, como um ou dois dias — isso também vale para a verificação de e-mails. Claro que tudo depende de como você usa seu smartphone, então, fica a critério do usuário escolher o intervalo de sincronização.
7. Desinstale aplicativos que não são usados
No Android, alguns aplicativos instalados rodam em background sem o usuário perceber, gastando bateria. Veja na sua lista de aplicativos os mais inúteis que não são usados e desinstale-os. Os serviços e processos dos aplicativos consomem boa parte da bateria.
8. JuiceDefender
O JuiceDefender é o melhor aplicativo disponível para ajudar na economia de bateria do Android. Ele desliga redes de dados que foram esquecidas ligadas quando o celular é colocado em espera. O app também tem perfis de uso para cada tipo de usuário e permite desativar serviços facilmente.
Viu como é simples? Seguindo estas dicas, o seu Android com certeza vai gastar menos energia e, consequentemente, ficar mais tempo longe da tomada.