Dicas e tutoriais

Dicas para Iniciantes: Como evitar que o Windows entre em stand-by

Outro dia minha tia me ligou falando que o computador dela estava com problema. Quando eu indaguei a respeito do mesmo, ela disse que quando passava algum tempo, o computador desligava sozinho. Mais algumas perguntas depois e eu rapidamente percebi que o computador dela não estava desligando sozinho. Estava entrando em stand-by. E isso não é problema nenhum!

Windows entra automaticamente em stand-by para economizar energia. Quando o sistema passa muito tempo ocioso, ele primeiro desliga o monitor e, se ficar mais tempo ainda sem ninguém usá-lo, ele suspende as atividades do sistema. O problema é quando o computador está realizando alguma tarefa importante que não exige a nossa intervenção, como convertendo vários arquivos ou fazendo um download, o que é mais comum. Assim, quando menos se espera, o Windows suspende suas atividades e o download é interrompido ou perdido.

Hoje, na coluna Dicas para Iniciantes você vai aprender como contornar este problema. É extremamente simples! Vamos lá?

01. Primeiro, vá ao “Menu Iniciar” e depois clique em “Painel de Controle”.
02. Na janela que se abrir, clique em “Sistema e Segurança”. É o primeiro item da lista.

Sistema e Segurança

03. Daí, você procura o item “Opções de Energia” e clica nele.
04. Nessa janela, você verá qual o seu plano de energia. Independente de qual seja, clique no link “Alterar configurações do plano”, que está à direita.

Alterar configurações do plano
05. As opções nessa janela podem variar um pouco, dependendo se você usa notebook ou desktop. Mas isso não importa. Procure pelo item “Alterar configurações de energia avançadas” e clique nele.
06. Na pequena janela que se abre, procure pela opção “Suspender”. Há um botão de “+” ao lado dela. Clique para expandir.

Opções de energia- Suspender

07. Você verá que mais 04 opções vão surgir. Expanda a primeira, “Suspender depois de”.
08. Clicando em “Configuração”, você pode alterar depois de quanto tempo – em minutos – o sistema suspenderá as atividades. Se quiser que ele nunca suspenda as atividades, basta digitar o número “0” na caixinha. Se você usa um notebook, pode definir valores diferentes para quando o aparelho está ligado na tomada ou na bateria.

Suspender depois de

Lembre-se, o recurso de stand-by serve para economizar energia. Ele é útil principalmente se você usa com frequência um notebook. Portanto, só desative-o se você for fazer alguma tarefa prolongada que não exija a sua intervenção, como converter vários arquivos ou fazer um download muito longo.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Iniciantes, que tem como objetivo desmistificar um pouco a informática para os leigos ou os que estão começando agora a usar o computador. Espero que tenha gostado. Se tem alguma crítica, sugestão de pauta ou mesmo elogio, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou entrar em contato por meio deste formulário. Veja outras dicas anteriormente publicadas aqui:

Tags: Destaques, Dicas para Iniciantes, Windows, Windows 7, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!