AnálisesDicas e tutoriais

Qliner Hotkeys: Configurando atalhos do teclado rapidamente

WinKey
WinKey

Todos os usuários, ou pelo menos os mais avançados, sabem que WinKey + F1 abre a Ajuda e Suporte, ou que WinKey + R abre o diálogo Executar. No entanto, é possível ir além e configurar facilmente para que programas ou sites sejam abertos com simples combinações de teclas. Essa é uma função que pode ser usada facilmente em sistemas que utilizam o KDE como ambiente gráfico. No Windows, o Qliner Hotkeys é um software que faz essa tarefa para você. Apesar de simples e pequeno, o programa cumpre muito bem o papel e aumenta bastante a produtividade.

Instalação

Com o instalador do Hotkeys em mãos, duas coisas merecem um pouco mais de atenção: a seleção de programas que serão instalados e uma configuração que pode variar de teclado para teclado.

Keyboard Designer e Tool Builder
Keyboard Designer e Tool Builder

O Keyboard Designer serve para deixar a aparência do programa mais agradável, adaptando-o a seu gosto. Com ele, é possível configurar cores e layouts de teclado. Já o Tool Builder cria ferramentas úteis, como aumento de volume ou gerenciamento da qualidade de impressão da impressora, por exemplo.

Usar Caps Lock ao invés de WinKey
Usar Caps Lock ao invés de WinKey

Caso seu teclado não tenha a tecla Windows, o que é bem impossível, basta configurar para que, ao invés da base dos atalhos serem a WinKey, passarem a ser a Caps Lock.

Após a instalação, ele pedirá para que você efetue logoff, atualizando algumas configurações necessárias para o funcionamento do programa. Não se preocupe: isso ocorre somente na instalação; você não precisará fazer isso cada vez que configura um novo atalho (afinal, isso seria um saco).

Configurando o programa

Tela principal do Qliner Hotkeys
Tela principal do Qliner Hotkeys

Ao abrir o software pela primeira vez, por meio de WinKey + Z, você verá uma tela como a mostrada acima. Antes de tudo, é necessário configurar seu layout de teclado (como ABNT-2, para os teclados brasileiros com cedilha), já que, por padrão, ele vem configurado com o padrão americano.

Layout e idioma de teclado
Layout e idioma de teclado

Se você está utilizando um notebook Dell Latitude, IBM, Sony Vaio ou Toshiba, o Qliner Hotkeys tem layouts personalizados. Caso seu layout não esteja listado, e você prefira um layout personalizado para o seu portátil, é só usar o Keyboard Designer.

Layouts especiais para notebooks
Layouts especiais para notebooks

Também é possível configurar a cor do teclado: silver, black ou slate, uma espécie de roxo agüado e feio. Mas, como tem gosto para tudo…

Skins
Skins

Configurando os atalhos

A principal função do programa é mais fácil de usar do que se imagina. É tudo feito pelo famoso arrastar-e-soltar do Windows. Para tal, pressione a tecla WinKey por 5 segundos (ou use o próprio WinKey + Z) e arraste o ícone, link ou pasta para alguma tecla no programa. Na minha configuração, pressionando-se WinKey + G, o Mozilla Firefox abrirá o Guia do PC.

Configurando os atalhos
Configurando os atalhos

Mas é possível ir além. Se você notou, o software está configurado para que WinKey + Page Up aumente o volume, Page Down diminua o volume e Delete deixe o som mudo. São as “Tools”, pequenas utilidades que executam esse tipo de função. Para adicioná-las em alguma tecla, use WinKey + Z para abrir o software, clique com o botão direito na tecla desejada, vá em New Hotkey > Tools e adicione e ferramenta desejada.

Conclusão

O Qliner Hotkeys é um daqueles softwares que qualquer desenvolvedor diz “nossa, porque não pensei nisso antes?!”. Facilita bastante a abertura de links, programas e pastas. O problema é decorar as teclas de atalho no início, mas, com o passar dos tempos, vamos nos acostumando. Parabéns aos criadores!

Tags: Gadgets, Windows

Você também vai gostar

Leia também!