
Todos os usuários, ou pelo menos os mais avançados, sabem que WinKey + F1 abre a Ajuda e Suporte, ou que WinKey + R abre o diálogo Executar. No entanto, é possível ir além e configurar facilmente para que programas ou sites sejam abertos com simples combinações de teclas. Essa é uma função que pode ser usada facilmente em sistemas que utilizam o KDE como ambiente gráfico. No Windows, o Qliner Hotkeys é um software que faz essa tarefa para você. Apesar de simples e pequeno, o programa cumpre muito bem o papel e aumenta bastante a produtividade.
Instalação
Com o instalador do Hotkeys em mãos, duas coisas merecem um pouco mais de atenção: a seleção de programas que serão instalados e uma configuração que pode variar de teclado para teclado.

O Keyboard Designer serve para deixar a aparência do programa mais agradável, adaptando-o a seu gosto. Com ele, é possível configurar cores e layouts de teclado. Já o Tool Builder cria ferramentas úteis, como aumento de volume ou gerenciamento da qualidade de impressão da impressora, por exemplo.

Caso seu teclado não tenha a tecla Windows, o que é bem impossível, basta configurar para que, ao invés da base dos atalhos serem a WinKey, passarem a ser a Caps Lock.
Após a instalação, ele pedirá para que você efetue logoff, atualizando algumas configurações necessárias para o funcionamento do programa. Não se preocupe: isso ocorre somente na instalação; você não precisará fazer isso cada vez que configura um novo atalho (afinal, isso seria um saco).
Configurando o programa

Ao abrir o software pela primeira vez, por meio de WinKey + Z, você verá uma tela como a mostrada acima. Antes de tudo, é necessário configurar seu layout de teclado (como ABNT-2, para os teclados brasileiros com cedilha), já que, por padrão, ele vem configurado com o padrão americano.

Se você está utilizando um notebook Dell Latitude, IBM, Sony Vaio ou Toshiba, o Qliner Hotkeys tem layouts personalizados. Caso seu layout não esteja listado, e você prefira um layout personalizado para o seu portátil, é só usar o Keyboard Designer.

Também é possível configurar a cor do teclado: silver, black ou slate, uma espécie de roxo agüado e feio. Mas, como tem gosto para tudo…

Configurando os atalhos
A principal função do programa é mais fácil de usar do que se imagina. É tudo feito pelo famoso arrastar-e-soltar do Windows. Para tal, pressione a tecla WinKey por 5 segundos (ou use o próprio WinKey + Z) e arraste o ícone, link ou pasta para alguma tecla no programa. Na minha configuração, pressionando-se WinKey + G, o Mozilla Firefox abrirá o Guia do PC.

Mas é possível ir além. Se você notou, o software está configurado para que WinKey + Page Up aumente o volume, Page Down diminua o volume e Delete deixe o som mudo. São as “Tools”, pequenas utilidades que executam esse tipo de função. Para adicioná-las em alguma tecla, use WinKey + Z para abrir o software, clique com o botão direito na tecla desejada, vá em New Hotkey > Tools e adicione e ferramenta desejada.
Conclusão
O Qliner Hotkeys é um daqueles softwares que qualquer desenvolvedor diz “nossa, porque não pensei nisso antes?!”. Facilita bastante a abertura de links, programas e pastas. O problema é decorar as teclas de atalho no início, mas, com o passar dos tempos, vamos nos acostumando. Parabéns aos criadores!