Dicas e tutoriais

Dica: Configurando o CCleaner para limpar automaticamente o PC

O CCleaner é um daqueles programas que ajudam bastante na nossa rotina de manutenção do computador, fazendo todo aquele trabalho sujo de tirar o lixo do sistema operacional e desaparecer com ele. Quem dera se algo assim existisse na vida real…

Pois bem, usando algumas ferramentas do CCleaner e do Windows, é possível fazer com que o software seja executado e mantenha seu computador limpo quando você quiser.

O CCleaner oferece uma opção para que ele seja executado diretamente na inicialização do Windows e limpar o sistema. Para isso, abra o software e clique em Opções, na lateral esquerda, e depois em Configurações. Selecione a opção Executar o CCleaner quando o Windows iniciar. Assim, o aplicativo é executado quando o Windows inicializar.

Configurando o CCleaner para executar automaticamente na inicialização do Windows.
Configurando o CCleaner para executar automaticamente na inicialização do Windows.

Também é possível agendar uma rotina de execução usando o Agendador de Tarefas do Windows. Para isso, abra-o pesquisando por ele no menu Iniciar ou na tela Iniciar por “Agendador de Tarefas” ou então pelo Painel de Controle.

Com o Agendador de Tarefas aberto, vá para a lateral direita e clique na opção Criar Tarefa…. Dê um nome à tarefa, e clique em Executar com privilégios mais altos. Vá para a guia Disparadores, clique no botão Novo… e escolha a hora que você deseja que o seu computador seja limpo pelo CCleaner. Selecione também se você quer que o software entre em ação apenas uma vez, diariamente, semanalmente ou mensalmente. Há também outras configurações que ficam a seu gosto.

Selecione o caminho onde se encontra o CCleaner e coloque-o no respectivo campo.
Selecione o caminho onde se encontra o CCleaner e coloque-o no respectivo campo.

Na guia Ações, em Ação, selecione a opção Iniciar um programa. Em Programa/script, você colocará o caminho para o executável do CCleaner. Geralmente ele fica em C:\Program Files\CCleaner\CCleaner.exe, mas para ter certeza disso, encontre um atalho do CCleaner em algum lugar do seu computador, clique nele com o botão direito e selecione a opção Propriedades e veja o caminho em Destino. Copie e cole, se quiser, mas remova as aspas. Mais embaixo, em Adicione argumentos (opcional), coloque o parâmetro /AUTO. Isso garante que o CCleaner não precisará de interação do usuário (como clicar em Executar limpeza) para funcionar.

CCleaner configurado para executar uma vez por semana.
CCleaner configurado para executar uma vez por semana.

Confirme as mudanças clicando em OK. A tarefa de execução do CCleaner aparecerá em Tarefas Ativas e nada mais precisa ser feito.

Tags: Destaques, Dicas, Software

Você também vai gostar

Leia também!