Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Teste o Firefox OS no Linux

A Mozilla Corporation anunciou que os smartphones equipados com seu sistema operacional Firefox OS chegarão ao mercado brasileiro até julho.

Segundo Gary Kovacs, CEO do braço empresarial do confuso ente jurídico Mozilla (muitas vezes é difícil definir onde termina a fundação sem fins lucrativos e começa a empresa com sede de lucro), não só o Brasil desfrutará do Firefox OS no segundo semestre, mas Venezuela, Polônia, Portugal e Espanha poderão ter equipamentos, a princípio, da LG e ZTE disponíveis no mercado.

Firefox OS em um ZTE
Firefox OS em um ZTE

Mas se você está ansioso para testar o sistema baseado no kernel Linux desenvolvido pela Fundação Mozilla, não precisa esperar até a metade do ano, muito menos gastar os poucos Reais da sua carteira. É possível testar o Firefox OS no Linux.

O que é o Firefox OS?

Firefox OS é um sistema operacional voltado para smartphones de baixo custo, com possibilidade de futuras adaptações para tablets. O sistema é baseado no kernel Linux, assim como Android, Tizen e o futuro Ubuntu Phone.

O grande diferencial para Android, iOS, Windows Phone e companhia é que sua interface Gaia foi totalmente desenvolvida em HTML5, o conjunto HTML, CSS e JavaScript. Isso quer dizer que um hardware fraco poderá rodá-lo sem engasgos e com grande compatibilidade de programas. Algo escrito em HTML5 pode ser desenvolvido uma vez, sendo possível usar em outros sistemas com suporte ao HTML5 sem problemas. Tizen e Ubuntu Phone, por exemplo, estão seguindo esse caminho.

Como testá-lo?

Para testar o Firefox OS em seu sistema GNU/Linux para desktop, primeiramente baixe a build (B2G) mais nova no site oficial. É o arquivo tar.bz2:

Depois, é preciso extrair esse arquivo compactado baixado. Será criada uma pasta chamada B2G. Dentro existe um arquivo executável de mesmo nome. Diferentemente de outras versões já mostrada em alguns sites, não é preciso compilar a interface Gaia e nem mesmo criar perfil. Basta dar um duplo clique no arquivo b2g para iniciar o sistema móvel.

Caso seu sistema esteja por padrão configurado para não rodar executáveis, clique com botão direito do mouse em cima do arquivo b2g, vá em “Propriedades” e na aba “Permissões” selecione para rodar como aplicativo.

Como usá-lo?

Usar é simples. Se não possui um monitor sensível ao toque, pode ser usado o mouse. As teclas físicas do smartphone serão a “Home”, tecla principal e gerenciador de programas abertos; a “End”, que desliga o aparelho e muda o modo de operação; e as “PgUp” e “PgDn”, que aumentam e diminuem o volume.

Tela inicial do Firefox OS
Tela inicial do Firefox OS

Agora é só curtir o sistema em seu computador, enquanto os smartphones com Firefox OS embarcado não chegam ao mercado brasileiro. Veja mais imagens:

E então? O que achou do sistema da Mozilla? Deu água na boca, não? Embora não venha concorrer com iPhone e a série S do Galaxy, mas sim com Androids de baixo custo, Nokia S40 e futuramente o Tizen da Fundação Linux e Samsung, não deu vontade de usá-lo?

Para quem ainda não se convenceu, veja mais imagens:

Gostou da dica de hoje? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui ou nos mande um e-mail através do contato admin@guiadopc.com.br. Não esqueça também de acessar nossas outras postagens:

Tags: Dicas para Linux, Linux, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!