Em novembro do ano passado, o YouTube lançou, para determinados parceiros, um recurso de legendas automáticas. Isso significa que, se o seu inglês de ouvido não é tão bom, mas você compreende bem o inglês escrito, como é o meu caso, sua vida será melhor. As legendas também poderão ser traduzidas para mais de 50 idiomas, com apenas alguns cliques.

O recurso funciona com partes de algoritmos do Google Voice Search, e gerará as legendas automaticamente quando requisitadas pelo usuário. O usuário poderá, inclusive, baixar as legendas, corrigir alguns erros e enviar a nova versão. Obviamente, o sistema é passível de erros, posto que interferências de som podem atrapalhar o “entendimento” do algoritmo. Por ora, o recurso funciona somente com vídeos falados em inglês.
São poucos os vídeos que têm, atualmente, as legendas automáticas. Mas o YouTube está bem confiante quanto ao recurso, como mostra o gráfico de canais com as legendas:

Atualmente, vinte horas de vídeo são publicados no YouTube a cada minuto. O recurso de auto-captioning, como diz o pessoal do blog oficial do YouTube, fonte desta matéria, tornará os vídeos mais acessíveis para usuários que não tem o inglês como idioma nativo.