Notícias

Com vocês, Debian 6.0 “Squeeze”!

Squeeze

Há dois anos era lançado um novo release estável do Debian, a versão 5.0 “Lenny”. Hoje, após 24 meses de desenvolvimento, o time do Debian libera oficialmente a versão 6.0 “Squeeze”. Seguindo a filosofia da distribuição, de sempre utilizar pacotes perfeitamente estáveis, o Debian não vem com softwares atualizados, mas é uma boa opção para quem não gosta de quebrar a cabeça com bugs ou deseja montar um servidor de produção: traz kernel Linux 2.6.32, KDE 4.4.5, GNOME 2.30, Xfce 4.6, OpenOffice.org 3.2.1, Firefox (ou Iceweasel, como preferir) 3.5.16 e vários outros pacotes. O Debian agora também vem com kernel FreeBSD, uma alternativa ao kernel GNU/Linux.

Debian Squeeze
Debian Squeeze

O Debian serve de base para muitas outras distribuições, como o Ubuntu, e é utilizado nas mais diversas arquiteturas, desde pequenos palmtops até poderosos supercomputadores. Nove arquiteturas são oficialmente suportadas pelo Squeeze: i386, amd64, Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Sun/Oracle SPARC (sparc), MIPS (mips (big-endian) e mipsel (little-endian)), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (s390), e ARM EABI (armel).

Uma boa novidade para usuários domésticos é que o Debian Squeeze agora possui um sistema de boot baseado em dependências, o que permite um boot mais rápido, já que os scripts de inicialização podem ser executados paralelamente. Além disso, a distribuição vem com 10 mil novos pacotes, incluindo o Chromium, versão opensource do Google Chrome. Devido a isso, tanto a versão i386 (32 bits) quanto a amd64 (64 bits) agora são oferecidas em 52 CDs, 8 DVDs ou 2 Blu-ray (contra 32 CDs ou 5 DVDs da versão Lenny). Obviamente, você não precisa baixar todas as mídias: talvez só o primeiro ou os dois primeiros CDs já satisfaçam suas necessidades.

Se você é usuário do Ubuntu, vai se sentir familiarizado com um programa que passou a vir no Debian:

Central de Aplicativos no Debian
Central de Aplicativos no Debian

Todos os lançamentos do Debian vêm acompanhados de um codinome derivado de um personagem do filme Toy Story. O próximo é o Wheezy, mas dessa vez, o escolhido foi o Squeeze, alienígena de três olhos:

Squeeze

Com o novo release, o time do Debian aproveitou para deixar o site mais limpo e moderno (já estava na hora, não? :)). Visite e aproveite para fazer o download!

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!