Há pouco menos de 2 dias atrás, o Google lançou uma extensão do +1 (o famoso “curtir” do Google) para o Chrome. Ela permite que você marque com “+1” em qualquer página da web, mesmo que ela não tenha o botão para isso. O Facebook, não querendo ficar pra trás, lançou também uma extensão que faz exatamente a mesma coisa, só que com a opção “Curtir” e outras mais do site.

A extensão também está disponível na Chrome Web Store e ela, diferentemente da extensão do Google +1, se instala na barra de ferramentas do navegador e no menu de contexto dele. Ou seja, ela é acessível também com um clique no botão direito com mouse e dá as opções de Curtir, Recomendar e Compartilhar páginas, imagens, vídeos (apenas em HTML5) e áudio (apenas HTML5), mostrando até quantas pessoas curtiram a página exibida.

Essa extensão não deve ter sido divulgada massivamente por ainda ser muito fraquinha no desenvolvimento, apesar de estar disponível desde julho. Ao clicar no botão da barra de ferramentas, uma janela pop-up é aberta com um botão Curtir improvisado. O mesmo acontece para o caso do menu de contexto: clicando nele, será aberta uma pequena janela de notificação no canto inferior direito da tela, com outro botão improvisado.

Provavelmente, este é apenas um “beta” da extensão, colocado na loja do Chrome para quem quiser testar e aguardar o que virá de novo.
Preocupados com a privacidade do usuário e evitando qualquer problema com isso, o Facebook também divulgou uma nota sobre a ferramenta:
Você não precisa estar logado no Facebook para instalar este plugin, mas para curtir, compartilhar ou recomendar uma página, você terá que efetuar login em uma conta no Facebook, ou criar uma nova. Enquanto o plugin está instalado, ele mostrará o número total de “curtidas” para a página que você está vendo. Para fornecer uma experiência personalizada, o Facebook coletará algumas informações técnicas, como a URL da página em que está, o seu endereço IP e a data e hora em que você visitou o site. Todas as informações coletadas antes de você entrar no Facebook são anônimas e não irão identificá-lo.
Em suma, se você usar essa extensão quando você estiver logado no Facebook, a empresa vai ver o seu endereço IP, a URL que você está, e quando você visitou.
Talvez o plugin tenha sido criado como um projeto paralelo por um único engenheiro do Facebook ou como um teste por uma equipe pequena da rede social.
Com informações de: ZDNet, TechCrunch