Análises

Notepad++, a evolução do Bloco de Notas

Caros amigos e amigas do Guia do PC, hoje trazemos até vocês uma análise do software Notepad++, o qual, diferentemente de seu “concorrente” nativo do Windows — o famoso Bloco de Notas — possui diversas características interessantes para programadores, inexistentes no citado “concorrente”.

O Notepad++ — o qual pode ser baixado diretamente de seu site oficial —, como o nome pode sugerir, pode ser considerado uma evolução (e que evolução!) do Notepad, o famoso Bloco de Notas, programa nativo do Windows.

Esta análise, diferente das anteriores, não poderá ser minuciosa ao ponto de citar uma a uma as características do programa, haja vista que o Notepad++ possui uma infinidade de funções, além de plugins (uns já instalados por padrão, e diversos outros disponíveis para instalação), os quais permitem que ele se torne muito mais extenso que outros programas já análisados aqui.

Visão geral

Após a instalação padrão, semelhante a qualquer programa para Windows, seguindo o famoso ritual do Next>Next>Finish, encontramos uma grande área branca, onde podemos escrever textos ou codificar programas (um dos focos do Notepad++). Seu visual assemelha-se muito a um editor minimalista, podendo, inclusive, ocupar toda a tela visível, ao pressionarmos a tecla F11 (e, para remover até as abas da visualização, basta pressionar F12, assim, tendo algo parecido com o Q10, citado no artigo sobre editores minimalistas). Vemos também que o programa possui um sistema de abas, muito útil para trabalhar com vários arquivos ao mesmo tempo sem a necessidade de possuir milhares de janelas abertas.

Por fim, pode-se observar que o programa possui suas diversas características e funções muito bem divididas em 12 menus, que vão desde funções básicas com arquivos (como abrir, fechar, salvar, etc.) passando por syntax highlighting (tornando comandos de programação coloridos, tal qual em uma IDE) até um simples menu com a ajuda e alguns links que pode ser úteis.

Tela principal do Notepad++ quando aberto pela primeira vez após a instalação.

Pontos fortes

O Notepad++, além de, obviamente, poder ser utilizado como um mero bloco de notas, possui diversas facilidades que o tornam um programa bem útil em sua máquina.

Primeiramente, há a possibilidade de instalar em qualquer pendrive a versão portátil dele (que ocupa apenas incríveis 2MB!), algo extremamente útil para programadores que desejam fazer alguns pequenos retoques em algum código, mas não possuem nenhuma máquina com sua IDE instalada para fazê-lo.

Através do Notepad++ será possível editar códigos em diversas linguagens (sejam de programação ou não), tais como: C, C++, C#, HTML, ASP, Java, Pascal, CSS, VB, XML, dentre mais de quarenta linguagens disponíveis. Outra função que pode agradar principalmente webdesigners é a possibilidade de abrir o texto (que provavelmente será HTML) nos navegadores Firefox, Internet Explorer, Google Chrome e Safari, além de uma opção para definir qual programa você deseja executar (como outro navegador, ou, talvez, um compilador, no caso de linguagens de programação).

Em relação ao menu “Linguagem”, onde pode-se aplicar syntax highlighting, todas as linguagens estão organizadas por ordem alfabética, dentro de submenus de suas respectivas letras iniciais (caso haja mais de uma linguagem iniciada com a letra) ou diretamente no menu. Desta forma, localizar a sua linguagem favorita (ou a linguagem com a qual está trabalhando no momento) torna-se muito simples, sem quaisquer complicações.

Temos também a opção de criar macros, para assim otimizar seu tempo inserindo automaticamente determinadas ações (basta acessar o menu macro, selecionar a opção “Iniciar gravação” e realizar a ação que deseja transformar em um macro para utilização posterior, assim que terminá-la, basta clicar em “Parar gravação”, e, por fim, pode executar ou salvar seu macro).

Exemplo de syntax highlight do Notepad++ com um código-fonte da linguagem C#.

Pontos fracos

Como nem tudo na vida é perfeito, o Notepad++ não atende perfeitamente programadores que desejem utilizá-lo como programa padrão, não sendo tão prático quanto possíveis “concorrentes”, que em geral possuem diversas funções que os tornam únicos.

Apesar da extrema organização dos menus, muitos acabam possuindo funções demais, o que faz com que um usuário que nunca tenha utilizado o programa acabe se perdendo ao tentar encontrar alguma opção que utilizou anteriormente, mesmo sabendo em qual menu ela está.

Algumas opções, apesar de certamente possuirem sua utilidade, não são úteis para a maioria dos usuários, como, por exemplo, “Recolher todos os níveis” e “Expandir todos os níveis”, algo que poderia ser ocultado da instalação padrão do sistema, deixando assim os menus menores e menos poluídos. E, por fim, temos algumas áreas do programa que não estão totalmente em português.

Plugin Manager (gerenciador de plugins) do Notepad++, exibindo todos os plugins disponíveis para instalação.

Diferenciais

Como diferencial em relação ao Bloco de Notas, o Notepad++ permite ao usuário escolher o final de linha (com as opções para converter para Windows, UNIX e MacOS), função esta que possui sua utilidade para usuários que escrevem anotações e levam-nas do Windows para outros sistemas, e não pretendem perder tempo arrumando possíveis erros.

Há também a opção de escolher a codificação do texto escrito, permitindo deixá-la em UTF-8, ANSI, ISO, dentre diversas outras disponíveis, algo que pode ser aproveitado por usuários que estejam editando páginas simples em HTML, que possuam textos imbutidos nelas, sendo um método fácil de corrigir problemas com acentuação (como acentuação que não aparece ou caracteres estranhos no lugar de letras acentuadas).

E, finalmente, os plugins! Através deles pode-se adicionar diversas funções novas e interessantes ao Notepad++, como encriptar textos, adicionar um mini-cliente de FTP (assim, pode-se baixar arquivos de um servidor FTP, editar pelo Notepad++ e já enviá-los modificados), verificação de ortografia, dentre diversas outras funções (além, é claro, da possibilidade de criar seu próprio plugin para ele, afinal, isso é OpenSource!). Sem sombra de dúvidas, é a função mais útil e a que nos traz mais possibilidades.

Veredito

O Notepad++ é um bom programa, mas que só terá todas as suas funções devidamente aproveitadas por usuários intermediários/avançados, que “trabalhem” com edição de arquivos HTML, CSS ou linguagens de programação, para edições rápidas (seja, como já citado, por não possuir a IDE instalada, ou pela rapidez e praticidade de abrir o Notepad++).

Para os usuários comuns, o Notepad++ seria extremamente parecido com o Bloco de Notas, tendo poucas vantagens, sendo a mais notável a opção de ter seu texto em tela inteira, algo que, a considerar opções anteriormente apresentadas aqui no Guia, não trata-se exatamente de uma vantagem.

Para ambos os perfis citados, a utilização de plugins pode tornar o programa essencial (como, por exemplo, o plugin de criptografia, que pode ser utilizado seriamente ou apenas por brincadeira, permitindo que apenas quem possua a senha e o Notepad++ com o plugin possa ler o conteúdo original), sendo algo a se pensar antes de realizar o download do programa.

Caso utilize o Notepad++, ou venha a testá-lo após a leitura deste texto, envie um comentário com a sua opinião sobre o software, como você o utiliza, e se utiliza a maioria das funções dele ou apenas alguma em específico.
Vale lembrar que críticas e sugestões sobre o texto também são bem-vindas.

Até a próxima ;)

Tags: Downloads, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!