Há muito que a corrida dos processadores deixou de ser para definir quem tinha o clock mais rápido. Já faz algum tempo que Intel e AMD disputam quem tem mais núcleos em seus chips. Mesmo com a frequência de clock não sendo um fator determinante para se definir a velocidade de um processador, muitas pessoas ainda se arriscam e dedicam tempo realizando uma prática batizada de overclock, que faz o processador trabalhar numa taxa de clock mais elevada que a de fábrica.
É uma técnica arriscada mas que dá resultados. Poucos fazem isso por necessidade, a maioria é por prazer e pelo desafio, para testar os limites de sua máquina. Aumentando a tensão no Core da CPU e se valendo de um sistema de arrefecimento que aguente o tranco, é possível ter ganhos de desempenho significativos com o overclock. Mas o AMD FX Team queria ultrapassar os limites e quebrar o recorde mundial de overclock até então pertencente ao Phenon II 955 Black Edition e os seus 8.33 GHz (!) de clock.

Equipados com uma MOBO Asus Crosshair V Formula, 2 GB de RAM da fabricante Corsair e galões de nitrogênio líquido, os consagrados overclockers Sami Maekinen, Brian Mclachlan, Pete Hardman e Aaron Schradin aceitaram o desafio e puseram as mãos na massa para atingir o objetivo almejado. Os oito núcleos do FX-8150 trabalharam com uma tensão no VCORE de 2.016 volts e configurações marcando 271.92×31, com os quatro overclockers da AMD FX Team despejando litros e litros de nitrogênio líquido para que o processador não torrasse, literalmente. Com o antivírus ligado, eles atingiram a incrível marca de 8.429 GHz com o processador, um novo recorde mundial!
O AMD FX-8150 é o novo processador top de linha da empresa, que competirá com o mais parrudo da família i7 da Intel, sem falar nos novos Sandy Bridge E. Ele tem oito (!) núcleos trabalhando a 3,6 GHz por padrão, daí você entende por que a marca atingida pelos time de overclock da AMD é tão expressiva. Além disso, ele é baseado na nova arquitetura Bulldozer e estará nas prateleiras a tempo para o Natal.
Embora eu seja usuário Intel, fico impressionado com o custo benefício dos processadores da AMD. O FX-8150, por exemplo, custará nos EUA US$ 280, competindo com o Core i5 da Intel em termos de preço, mas mais potente em questão de processamento (pelo menos na teoria). No meu próximo grande upgrade, pensarei seriamente em comprar um processador AMD. Abaixo, curta o vídeo feito pela AMD para registrar o feito.