Notícias

Apple anuncia Developer Preview do OS X Mountain Lion

mac-os-x-108-mountain-lion

Não é só a Microsoft que está desenvolvendo um novo sistema operacional. Enquanto já estamos com o Developer Preview do Windows 8 há mais ou menos 5 meses, hoje foi a vez da Apple liberar a versão prévia do seu próximo sistema operacional para desktops: OS X Mountain Lion. Só que a Maçã está fazendo o caminho inverso da Microsoft. Ao invés de desenvolver um sistema voltado para tablets, ela está trazendo o sistema que já funciona em tablets — iOS — para seus equipamentos de mesa. Com o breve overview que faremos neste post sobre os novos recursos do sistema, você verá que ele se parece muito com o OS móvel da empresa, e que convergência é uma ideia que está na mente dos grandes executivos.

Para começar, vários aplicativos que são nativos no iOS, como Messages, Notes, Reminder e outros, foram portados também para o OS X Mountain Lion. O iChat, antigo programa para troca de mensagens, virou o Messages, software que permite a troca de mensagens entre pessoas proprietárias de aparelhos da Maçã. Ele evita que gastemos muito dinheiro com SMSs que, convenhamos, é super faturadíssimo. Os apps Notes (que como o nome sugere serve para escrevermos Notas), Reminders (lista de tarefas) e Game Center (rede social de jogos) também se fazem presentes no Developer Preview do sistema. E os apps são exatamente iguais às suas versões para iOS.

mac-os-x-108-mountain-lion
Mac OS X Mountain Lion

Isso nos dá brecha para falarmos de outra coisa. Segundo a Apple, esse é o primeiro sistema pensado para trabalhar com o iCloud. À exemplo do que vimos no Windows 8, onde você se loga com a sua Windows Live ID, no OS X Mountain Lion você também se loga com a sua Apple ID. Então, todos os seus dados do iCloud estarão automaticamente também no seu recém-comprado Macbook, por exemplo. Como você pode imaginar, tudo o que você fizer no Messages, Notes, Reminders e Game Center, sincronizará com o OS X Mountain Lion. Tudo! Notas, lista de afazeres, conversas… E eu particularmente acho isso muito bom!

Outro recurso vindo diretamente do iOS é o Notification Center, ou Central de Notificações, em bom português. Implementado no lançamento do iOS 5, o Notification Center agrupa todas as notificações e avisos de seus apps e redes sociais. Isso sem ser intrusivo ou atrapalhar o nosso trabalho. E como você já deve supor, o funcionamento dele será semelhante ao do iOS, com algumas pequenas modificações que tirarão proveito da tela maior e do trackpad. O iOS 5, quando veio ao mundo, promoveu uma integração bem íntima com o Twitter. A mesma coisa ocorrerá com este novo sistema. Você poderá tuitar diretamente de vários aplicativos diferentes, desde o Safari até o Photobooth.

Notification Center
Notification Center

Outra novidade, desta feita realmente inédita, sem ser “chupada” do iOS, é o Gatekeeper. Ele incrementará a segurança. Ele impedirá que os softwares sejam executados em diferentes níveis e tenham acesso a várias partes do sistema. Assim como o UAC, do Windows, você poderá definir a sua sensibilidade. A Apple recomenda que você autorize a instalação somente de aplicativos baixados da Mac App Store, pois eles têm a garantia empresa. Mas você pode também permitir a instalação de programas de qualquer fonte — aceitando correr o risco, portanto — ou somente de alguns desenvolvedores confiáveis. O navegador nativo do sistema, Safari, também passou por modificações. A mais proeminente delas, é a unificação da barra de endereços com a barra de pesquisa. Seguindo o estilo Chrome de ser, você poderá realizar pesquisas e digitar URLs numa mesma caixa.

O recurso AirPlay Mirroring, ou espelhamento da tela, possivel com a dupla iPad 2 e Apple TV, também deu às caras neste Developer Preview. Assim, se você tiver uma HDTV ligada a uma Apple TV, pode espelhar a tela de seu Macbook, por exemplo, totalmente na sua TV da sala. Isso pode ser útil para muitos casos, como assistir a filmes, realizar apresentações para muitas pessoas, etc. Segundo a Gigante de Cupertino, as novidades presentes no OS X Mountain Lion somam mais de 100! Como dizem, uma imagem (ou vídeo) diz mais do que mil palavras, e como eu já estou chegando perto das 1000 palavras neste post, acho melhor eu mostrar para você um vídeo liberado pela Apple, que exemplifica os principais recursos do novo sistema. Babe:

http://www.youtube.com/watch?v=8NcB21Jr4pw&feature=player_embedded#!

Devo dizer que tenho gostado muito, e estou bem empolgado, para falar a verdade, com as iniciativas de Apple e Microsoft. A empresa de Bill Gates há tempos fala no termo “três telas + nuvem”, mas só a partir do Windows 8 — que ainda nem foi lançado — ela começou a fazer algumas coisa a respeito. O próximo Windows rodará tanto em desktops (notebooks e netbooks entram na jogada) quanto em tablets. Assim, basta inserir a sua Windows Live ID e ter tudo sincronizado. E a Apple está indo para o mesmo destino, só que fazendo o caminho inverso. Ela está trazendo o iOS para dentro do Mac OS e se fechando cada vez mais em seu ecossistema.

Não posso prever o futuro (quem me dera), mas a Apple tem uma chance muito boa de se não dominar, abocanhar uma bela fatia do mercado desktop. O sucesso de iPhones e iPads pode levar muitas pessoas a comprarem um computador Mac simplesmente pela comodidade de inserir a Apple ID e já ter todos os seus dados e aplicativos configurados em qualquer dispositivo. Alguém pode muito bem querer ter o quarteto iPhone, iPad, Mac (iMac, Macbook Air/Pro) e Apple TV interligados pelo iCloud. Integração e comodidade no nível máximo! Eu mesmo desejaria isso. Esse pode ser o caminho da Apple se vingar da Microsoft por ter copiado sua interface há algumas décadas atrás. Mas sabe o que me espanta nisso tudo? Que provavelmente o Steve Jobs pensou nisso desde o começo, desde o lançamento do iPod em 2001, e só foi preparando o terreno para o cenário atual. Gênio. Pena que tenha morrido tão cedo.

Se você é desenvolvedor e usuário da Maçã, não deixe de testar o OS X Mountain Lion baixando a *.ISO aqui. Ou seria iOS X?

Tags: Apple, Downloads

Você também vai gostar

Leia também!