Notícias

Brasil é líder em ameaças virtuais na América Latina e o 4º no mundo

Cyber-Criminosos

O que você anda fazendo na internet? Aqui no Brasil, pelo menos, as pessoas não estão fazendo muita coisa de útil. A maioria, fica compartilhando “Humor no Face” e poluindo o feed de notícias de seus “amigos”. Outros, ficam “besteirando” e arrumando confusão no Twitter. Uma outra categoria de gente, com um pouco mais de conhecimento técnico em informática, contribui para tornar o Brasil um país campeão! Isso mesmo, campeão! Campeão de ameaças virtuais! Pelo menos na América Latina. Nossos hermanos argentinos acompanham de perto o passo. Coitados, não se contentam em ser piores do que a gente só no futebol. No âmbito mundial, o nosso país tropical também não fez feio, ficando em 4º lugar no ranking! Quem diz isso? A Symantec, renomada empresa de segurança digital e criadora do antivírus Norton.

Ela acabou de divulgar um relatório, com dados colhidos do ano passado, e que dá um parâmetro bem revelador sobre a quantas anda as ameaças virtuais pelo mundo. O nome do documento é “Relatório sobre Ameaças à Segurança na Internet“. O Brasil, como já mencionado, lidera nos quesitos ataques diretos, tentativas de phishing, spam zombies (computadores zumbis que enviam spams sem seus donos saberem), infecção de computadores e todo o tipo de coisas relacionadas com infecção e propagação de vírus. Por nossas bandas, os vírus mais bem sucedidos foram o W32.Downadup.B, mais conhecido como Conficker e o W32.Sality.AE, esse especialmente um pouco mais perigoso, já que tem a capacidade de alterar seu código para não ser detectado e assim aumentar o número de “vítimas”.

Cyber-Criminosos

Já no âmbito mundial as notícias também não são muito animadoras. Os maiores responsáveis por espalhar os códigos maliciosos no mundo foi Estados Unidos e China. O número de ataques subiu 81%, só a Symantec bloqueou mais de 5,5 bilhões deles! As tentativas de invasão e infecção agora se concentram mais nas pequenas e médias empresas, o uso de engenharia social para se conseguir senhas e dados aumentou, a criação de malwares para smartphones está numa crescente e os sites de empresas e blogs também são alvos dos “cyber-criminosos“. Um dado interessante, e que de certa forma quebra um tabu, é que os sites pornográficos agora se encontram na décima posição de tipos de sites mais perigosos. Ou seja, você pode ver putaria mais tranquilo agora. Em relação ao ano de 2010, os smartphones enfrentaram o dobro de ataques. Ou seja, os hackers estão dando mais atenção aos dispositivos móveis, já que eles estão crescendo substancialmente.

Ao todo, houveram mais de 403 milhões de códigos maliciosos diferentes espalhados em 2011. Mas houveram avanços do lado de quem combate também. O número de vulnerabilidades nos softwares caíram 20% e a rede Rustock, responsável por 1/3 do spam do mundo foi desativada. Assim, menos spam no mundo, ô coisa boa! O que podemos concluir deste relatório, é que o Brasil ainda tem muito o que avançar no que diz respeito à segurança digital e que, de uma forma geral, as ameaças estão se adaptando a estes novos tempos, visando também dispositivos móveis. De todo modo, o alerta permanece: bom senso ao navegar e um antivírus atualizado não fazem mal a ninguém. Se quiser ver o relatório na íntegra, clique aqui para ler a versão em português e com os dados da América Latina e aqui para ver o relatório global, em inglês. Mas se for um preguiçoso, veja este vídeo com o resumo de tudo:

Tags: Internet, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!