Notícias

Procon manda Microsoft alterar caixas do Windows 8 para identificar versão de atualização

No lançamento do Windows 8, uma confusa questão tomava conta da cabeça dos usuários que queriam comprar o sistema operacional: a versão comprada era de atualização ou era a versão completa?

Pois bem, nem a Microsoft soube explicar direito o que aconteceu. Priscyla Alves, gerente geral do Windows no Brasil, disse que “o termo de uso que a pessoa aceita é para atualização do Windows original… fizemos testes e a máquina não deveria ativar a licença”. Veja bem, não deveria ativar, mas está ativando. Fora que ninguém lê os termos de uso.

windows 8

Graças a esse pepino, o Procon-SP exigiu que a Microsoft identifique claramente as caixinhas do Windows 8 informando se elas são versões de atualização. A partir do dia 17 de fevereiro, se as caixinhas não estiverem adequadas, a empresa terá que pagar um milhão de reais de multa.

Além disso, o suporte através de call center, revendedores, varejistas e similares terão que explicar para o cliente que o Windows 8 vendido na caixinha de upgrade só pode ser usado caso ele já tenha uma cópia do Windows XP, Vista ou 7 original.

Caixinha do Windows 8 terá que diferenciar versão de atualização.
Caixinha do Windows 8 terá que diferenciar versão de atualização.

A versão completa ainda é complicada de encontrar; atualmente ela só está disponível em lojas especializadas e em regime OEM, geralmente voltado para fabricantes de PCs instalarem em novas máquinas que vão ao varejo. A versão completa voltada a usuários finais está prevista para o primeiro semestre deste ano.

[Gizmodo Brasil]
Tags: Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!